Audio no notebook Dell Inspiron 5567

#1

Galera;
Tenho um notebook Dell Inspiron 5567, com Core I5 de 7ª geração. Esse modelo vem com windows 10 de fábrica, mas agora coloquei o Mint nele. Por enquanto em dual boot para que eu possa ir aprendendo a configurar tudo do jeito que eu preciso e a solucionar eventuais problemas.
Esse modelo tem um som muito bom, com dois falantes e um subwoofer, e usa os drivers da Realtek High Definition Audio) porém no Mint o subwoofer não funciona e o som sai apenas nos alto-falantes, fraquiiinho, sem graça.
Estou pesquisando uma solução, mas se alguém já passou por por isso (ou não…) e tiver alguma dica/solução, eu agradeço!

1 Like
#2

Tenho um Dell com MaxxAudio; e infelizmente percebi que o Linux não consegue extrair o potencial máximo desse hardware.

Me deparei com o PulseEffects (versão mais completa do PulseAudio) que permite ajustar alguns perfis de áudio; apesar de não ter tido sucesso nos ajustes - com o Deepin; creio que deva funcionar no Ubuntu e derivados.

Também achei no GitHub (não lembro o local), um desenvolvedor que criou um perfil/ajuste para o PulseEffects controlar o MaxxAudio (como não consegui fazer funcionar o app e nem instalar os ajustes; não sei dizer se são eficazes).

1 Like
#3

Então… como eu sei que o note tem som 5.1, eu rodei um teste via terminal com o comando ~$ speaker-test -c 6 -l 1 -t wav. Todos os 6 canais funcionaram, incluindo o subwoofer.
Vou tentar o PulseEffects e xeretar o GitHub pra ver se acho algo!

1 Like