Galera;
Tenho um notebook Dell Inspiron 5567, com Core I5 de 7ª geração. Esse modelo vem com windows 10 de fábrica, mas agora coloquei o Mint nele. Por enquanto em dual boot para que eu possa ir aprendendo a configurar tudo do jeito que eu preciso e a solucionar eventuais problemas.
Esse modelo tem um som muito bom, com dois falantes e um subwoofer, e usa os drivers da Realtek High Definition Audio) porém no Mint o subwoofer não funciona e o som sai apenas nos alto-falantes, fraquiiinho, sem graça.
Estou pesquisando uma solução, mas se alguém já passou por por isso (ou não…) e tiver alguma dica/solução, eu agradeço!
Tenho um Dell com MaxxAudio; e infelizmente percebi que o Linux não consegue extrair o potencial máximo desse hardware.
Me deparei com o PulseEffects (versão mais completa do PulseAudio) que permite ajustar alguns perfis de áudio; apesar de não ter tido sucesso nos ajustes - com o Deepin; creio que deva funcionar no Ubuntu e derivados.
Também achei no GitHub (não lembro o local), um desenvolvedor que criou um perfil/ajuste para o PulseEffects controlar o MaxxAudio (como não consegui fazer funcionar o app e nem instalar os ajustes; não sei dizer se são eficazes).
Então… como eu sei que o note tem som 5.1, eu rodei um teste via terminal com o comando ~$ speaker-test -c 6 -l 1 -t wav. Todos os 6 canais funcionaram, incluindo o subwoofer.
Vou tentar o PulseEffects e xeretar o GitHub pra ver se acho algo!
Olá! Conseguiu algum progresso com o áudio desse note?
Olá Alisson! Desculpe pelos meses de demora para responder! Infelizmente não tive progresso nenhum. O Audio interno continua funcionando apenas em estéreo, com as duas caixas frontais.
Olá, novamente! Cara, não sei se ainda é do seu interesse, mas consegui melhorar consideravelmente o áudio usando o PulseEffects com o preset Advanced Auto Gain. O stereo do note melhorou bastante e o som tá mais encorpado. Testei no Ubuntu 21.04 e no Fedora 34.
Percebi também que o subwoofer do note tava desativado, rodando o comando speaker-test -c 6 -l 1 -t wav no terminal, o último canal não tem som. No Ubuntu consegui ativar ele usando um programa do Jack, mas agora não lembro o nome. No Fedora (minha distro atual) ainda não descobri como ativar, já que ele usa Pipewire e não PulseAudio.
Mas com o Pulseeffects já dá pra ter um resultado melhor. O som fica bom, mas meio baixo ainda, então ativo a opção de aumentar o som além do limite no Gnome e deixo um tiquinho mais alto que o máximo padrão. Não chega a chiar e não parece estar forçando muito a barra. O ponto negativo é que o Pulseeffects demanda um tiquinho demais do processador, mas pra mim ainda compensa.
Git com o preset que falei (e alguns outros)
Espero que ajude!