Áudio e vídeo engasgando no Pop Os

Então, eu usava o Pop Os a uns meses atrás e tinha gostado muito, não tive nenhum problema, porém eu tive que voltar pro Windows por conta do Photoshop.
Hoje, eu decidi voltar pro Pop Os e acabei me deparando com um problema que não faço ideia do que seja.
Basicamente o áudio de qualquer vídeo ou música tá engasgando, não a todo momento, diria que a cada 20 segundos ele da uma engasgada. De início eu pensei que pudesse ser o navegador que estava usando (Vivaldi) e aí testei no Firefox e deu o mesmo, instalei o Chrome e também deu a mesma coisa e por fim eu testei no Spotify que também estava com o mesmo problema. Eu já instalei o Ubuntu Restricted Extras inclusive, todos os drivers e apps do sistema estão atualizados.

O vídeo também fica lento e engasga as vezes mas é bem mais raro do que o problema com o áudio, aconteceu algumas vezes só.

Eu estava suspeitando que isso aconteceu devido a primeira vez que eu instalei o Pop Os eu saí do Windows 11 pra ele e dessa vez eu saí do Windows 10 pra ele. Isso foi a única coisa diferente que eu fiz.

A versão 21.10 do Pop assim como a do Ubuntu é para testes e voltada para desenvolvedores, eu recomendaria a versão LTS, poderia ser um problema de kernel ou de drivers, o Pop costuma atualizar o kernel e os drivers com frequência o que pode causar problemas, tem aquela velha regra (Não conserte o que não tá quebrado), quanto aos vídeos engasgar o YouTube usa o novo codec AV1 que pesa muito na CPU, no Linux o Chrome e seus derivados tem decodificação de vídeo acelerada por hardware no entanto ela não tá funcionando no momento e é desativada por padrão, eu sugiro instalar a extensão h264ify-enhanced e desabilitar os codecs AV1 VP9 e VP8, se for necessário desabilite vídeos em 60fps.

Vc atualizou o Pop recentemente? Houve alguma atualização de kernel ou de drivers? Eu já tive problemas no Pop anteriormente devido a uma atualização do kernel, eu não recomendaria o Pop pelo fato de atualizar o kernel com frequência.

1 curtida

Eu acho que vou tentar usar a versão LTS pra ver se resolve.
Eu instalei o Pop Os ontem a noite aqui, após a instalação eu atualizei os drivers e o kernel pela Pop Store.

Se o Pop LTS apresentar o mesmo problema tente o Ubuntu LTS ou Linux Mint Cinnamon.

1 curtida

Então, eu instalei e fiz uns testes aqui e agora ele só dá um engasgo no áudio no início do vídeo ou da música, bem no início e aí depois disso não acontece mais. Acho que vou ficar nessa versão mesmo e aí caso aconteça de voltar o jeito que tava na 21.10 eu testo nos que você indicou. Obrigado pela ajuda!

1 curtida

Tbm não esqueça dessa sugestão, isso vai reduzir a carga do processador e amenizar os engasgos.

Você por acaso instalou os codecs de vídeo e áudio extras?
sudo apt install -y ubuntu-restricted-extras

O que seriam esses codecs extras? Pelo que eu saiba o Ubuntu e o Pop já vem com os codecs essenciais instalados.

São codecs de terceiros que, por questões de licença, não podem vir embarcados com o sistema, por mais que sejam gratuitos. Exemplos: TTF-MS (Fontes da Microsoft) e alguns plugins de H.264 para renderização de vídeo via hardware.

No Ubuntu você precisa marca a opção “Instalar software de terceiros para placas gráficas, Wi-Fi e formatos de mídia adicionais”

No Pop!_OS já vem por padrão esses codecs básicos.

1 curtida

Sim sim, eu dei uma olhada nisso mas o Chrome já tinha desabilitado por padrão os 3 que você citou, aí eu só deixei como tava.

Instalei sim, logo depois de fazer as atualizações pela popshop eu já instalo.

Se quiser ter o menor número de problemas no Linux use preferencialmente uma distro LTS, não use distros rolling release ou distros que atualizam kernel e drivers frequentemente, eu recomendo Ubuntu LTS ou Mint Cinnamon, tbm ouço falar muito bem do Zorin OS.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.