Audacity: Muse Group adota termos polêmicos na licença de uso

A MuseGroup, empresa detentora do software Audacity, publicou uma atualização nos termos de uso do software e também nos termos voltados à contribuidores que gerou um grande debate na comunidade de usuários da ferramenta e também na comunidade FOSS.

Os novos termos, definem mais claramente a política de coleta de dados a ser implantada no software e como estes dados podem vir a ser usados.

Um dos maiores pontos de controvérsia está relacionado ao trecho "Data necessary for law enforcement, litigation and authorities’ requests (if any)" - que é bastante vago, o que deixa muitas portas abertas para possíveis violações de privacidade em proll da “defesa das propriedades da MuseGroup”.

Diversas personalidades da comunidade FOSS já se manifestaram contra os novos termos e ainda não houve um novo posicionamento oficial da MuseGroup.

Você utiliza o Audacity? Já leu os novos termos? O que acha destas mudanças?

:vulcan_salute:

11 curtidas

Quase não uso mais esse tipo de software, mas talvez tenha chegado a hora de procurar um substituto. Alguém conhece algum a altura? :grinning:

1 curtida

Para permanecer no meio FOSS provavelmente o Ardour é a escolha mais próxima em termos de recursos, mas, esta não é uma área onde eu tenha muita experiência.

https://ardour.org/

:vulcan_salute:

3 curtidas

Nesse caso, creio que o Ardour é um canhão pra matar moscas. Salvo engano ele é mais do nível do Pro Tools.

2 curtidas

Depende de quem for usar, se for um usuário amador, provavelmente o próprio Audacity já o era.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Estava dando uma olhada por aqui e encontrei o Oceanaudio. Não usei, mas parece ser mais ou menos equivalente. Sei lá, hoje em dia não uso mais essas coisas. Só fiquei curioso de saber o tamanho do “problema” que isso pode causar.

Um detalhe interessante, o oceanaudio é nacional:

O ocenaudio surgiu de uma necessidade sentida por um grupo de pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina — o LINSE: buscava-se um editor de áudio simples de usar e que contasse com recursos tais como suporte a diversos formatos de arquivos, análise espectral e geração de sinais de áudio. Ao desenvolver o ocenaudio, focamos principalmente na usabilidade, apresentando ao usuário um conjunto coeso e intuitivo de funções de edição e análise de áudio.

5 curtidas

É possível que algum fork tome o lugar, apresentando os mesmos recursos, mas sem a telemetria.Já existem alguns, como o GitHub - tenacityteam/tenacity-legacy: THIS REPO IS NOT MAINTAINED ANYMORE. Please see https://codeberg.org/tenacityteam/tenacity for Tenacity, which is maintained., porém para que algum se consolide, será preciso um trabalho forte em divulgação e também a manutenção do fork, algo que é possível de desandar se o criador do fork não der essa sustentação.

6 curtidas

Pessoal exagera demais. Todo software precisa ter uma Telemetria para ajudar a aprimorar as funções do mesmo. Pessoal confunde telemetria com vigilância, invasão de privacidade. Esse “mimimi” tá cansando já, falando francamente.

1 curtida

Inicialmente iria ser telemetria, mas se você ler a última atualização dos termos, passou disso, não é só mais coletador dados do sistema e aplicativo para entender o uso e melhorar o software, mas agora eles tem uma cláusula que estabelece a possibilidade de que entreguem os dados coletados ao governo e possíveis compradores.

Fornecer algum dado coletado ao governo é uma briga que outras empresas também tem, mas ao declarar que eles poder fornecer esses dados a possíveis compradores, isso se transforma em comercialização de dados de usuário, da mesma forma como ocorre com produtos e serviços da internet, que geralmente vão usar isso para anúncios direcionados.

Uma das diferenças entre esse comercialização na internet e a mudança que está ocorrendo com o Audacity é que em sites e softwares que fazem o uso dessas práticas, é algo explícito desde que você começa a usar, enquanto o Audacity é um software open source que, por ação desta empresa, agora está mudando a forma com que ele opera.

A opção mais simples para quem não concorda, é simplesmente não usar, e está tudo bem. Já quem não tem problema com isso, pode continuar usando, e também está tudo bem.

Ultimamente o ponto dessa questão é que esse tipo de atitude não é muito bem vinda no mundo FOSS, por isso gera essas discussões, que ao vir de um software proprietário, muitas vezes são tidas como padrão.

9 curtidas

Nossa! Se for isso realmente está além de uma telemetria, aí realmente a comunidade tem razão em ser contrário.

Pelo visto os sites de tecnologia já começaram a noticiar: Audacity, programa de edição de áudio, tornou-se um spyware

2 curtidas

Olha, instalei aqui e parece bem legal, serve pro que preciso (limpar ruídos, equalizar, compressão e normalização). É escrito em Qt, o que já ajuda pra quem usa DE como Plasma e LXQt - quem usa Gnome, XFCE e demais em GTK, além do KVantum, a seleção própria de temas já ajuda a aparar as anomalias visuais

Há diferenças que ainda preciso entender pra melhorar o uso (como aquelas ferramenta de ajuste de ganho em seleção, boa para mixagens mais simples) - mas me parece sim uma boa alternativa ao Audacity

Quanto ao fork, hj mesmo surgiu no AUR outra versão sem a telemetria

6 curtidas

Meio exagerado esse título hein haha

Acho que as pessoas têm que parar de “trocar as bolas”, telemetria, especialmente quando você pode desativar (e mesmo quando não pode, dependendo do caso), não é sinônimo de ausência de privacidade, sobretudo em um programa de código aberto.

Posso ter deixado passar, mas não vi nada de alarmante nesse sistema implementado no Audacity, é o básico para tornar o software profissional, em busca de usuários, do ponto de vista legal e técnico. A parte que fala sobre liberação de dados perante a imposição de lei, é algo básico, que qualquer serviço dentro nas leis de tecnologias atuais tem que se encaixar. A questão sempre é, quais dados eles tem sobre você? E ao que parece, essa telemetria não tem nada realmente pessoal, posso estar enganado, mas foi o que me pareceu.

Telemetria básica seria importante para todo software open source sério, que quer entender como os usuários usam a ferramenta e focar energias no que importa, para crescer e expandir no mercado. Existe telemetria que passa dos limites? E como tem, sem dúvida, mas não dá pra colocar tudo no mesmo balaio.

Esse é só um dos muitos motivos que se somam para a impopularidade do Linux nos desktops, por exemplo, a maior parte dos devs não faz ideia do que seus usuários querem, onde eles têm problemas, como o programa crasha e em que hardware, quais os idiomas em que usam as ferramentas, entre outras coisas.

O Ubuntu mesmo tem uma telemetria básica, que ajuda os devs a entenderem em que hardware você está instalando o computador, que versão do Ubuntu você roda, etc. Você pode optar por não enviar.

Acho importante que os incomodados possam desabilitar a telemetria para coisas assim SEMPRE, mas é inegável o quanto a falta de informação desacelera a otimização do desenvolvimento open source, onde o devs tem que “chutar” o que os usuários querem, ou tentar fazer melhorias a esmo, ou ainda se basear somente em opiniões dentro de um fórum, ou enquete, que acabam representando sempre uma minoria de usuários, geralmente os mais vocais apenas, eventualmente os mais “chatos” também.

Não dá pra esperar que todos os usuários de uma ferramenta que atinge profissionais de áreas completamente diferentes, como da música e áudio (que são o público alvo do Audacity) saibam abrir issues no github, e telemetria ajuda com isso.

Um dos grandes problemas que existiu sempre pela ausência de identificação básica, ainda completamente anônima é, não tem como saber até hoje quantas máquinas estão rodando Linux, a falta desse argumento complica muito na hora de ajudar a convencer certos mercados a criarem ferramentas para a plataforma.

Provavelmente há como crescer tendo uma telemetria básica, opcional, open source, transparente, e ainda assim que seja útil para os desenvolvedores também.

5 curtidas

Foi exatamente o q eu disse anteriormente, porém um outro usuário informou que os dados não se tratam de uma simples telemetria. Enfim, n vou opinar muito porq n li sobre o assunto, porém se for realmente só uma telemetria não tem porq esse alarde todo.

3 curtidas

Mas está escrito o que ele coleta:

• Versão do sistema operacional
• País do usuário com base no endereço IP
• Nome e versão do sistema operacional
• CPU
• Códigos e mensagens de erro não fatais (ou seja, falha na abertura do projeto)
• Relatórios de falha no formato Breakpad MiniDump

Já a parte “Dados necessários para aplicação da lei, litígios e solicitações das autoridades (se houver)”, eles informam que é para “Interesse legítimo do Grupo WSM em defender seus direitos e interesses legais”.
Isso aqui é basicamente uma proteção legal, conforme eles explicaram:

Obrigada pelo Tribunal - Os dados não são compartilhados mediante solicitação de uma agência; faremos isso apenas se formos obrigados por um tribunal da jurisdição que servimos.
Janela limitada - após 24 horas, o endereço IP que está sendo coletado é irremediavelmente perdido. Requisitos de jurisdição - operamos em muitos países ao redor do mundo e este é um requisito de política padrão para fornecer serviços em muitas jurisdições, independentemente da profundidade dos dados coletados ou da natureza do serviço.

No meu entender, isso vale até pra quem não tem isso implícito na licença de privacidade. Imagine que em algum país, algum tribunal requer de você alguns dados. Se quiser manter-se operando no lugar, ou você aceita ou é provável que o tribunal emita uma ordem para banir seu app do país. Não é incomum isso, basta lembrar do Telegram vs Russia.

Curioso que tipo, o time do Audacity está monstrando claramente como funciona a política, inclusive mostrando o código (dã, open source) da telemetria. Enfim, tempestade em copo d’água.

Eu particularmente acho que, dado o mundo de hoje, esse tipo de preocupação com coleta de dados já se perdeu, pois é impossível de se livrar.

https://plus.diolinux.com.br/t/evitando-a-botnet-impossivel/20604

4 curtidas

Curioso é que dá pra ver claramente como isso pode ajudar no desenvolvimento.

Dá para saber em qual sistema eles devem focar mais atenção, qual é o idioma que precisa de mais esforço para ter adicionado ao programa, ou corrigido (O Audacity mesmo não é todo em Português por exemplo), dá pra saber se tem pessoas que estão tendo crash por usar um sistema muito “diferente” do padrão ou muito antigo, dando baixa prioridade para esses bugs, etc.

2 curtidas

Uma boa alternativa e o https://www.ocenaudio.com/

Um outro componente na treta tão ou mais importante que a telemetria são os novos termos para contribuir com o projeto, nos quais os novos donos reservam o direito de incorporar o código do Audacity em programas fechados.

Aparentemente, a maioria dos devs assinou embaixo, no entanto.

1 curtida

De toda forma, como o projeto é open-source agora existe muita gente trabalhando em um FOSS do Audacity, isso e outras coisas que me faz adorar o mundo open-source…