Meio exagerado esse título hein haha
Acho que as pessoas têm que parar de “trocar as bolas”, telemetria, especialmente quando você pode desativar (e mesmo quando não pode, dependendo do caso), não é sinônimo de ausência de privacidade, sobretudo em um programa de código aberto.
Posso ter deixado passar, mas não vi nada de alarmante nesse sistema implementado no Audacity, é o básico para tornar o software profissional, em busca de usuários, do ponto de vista legal e técnico. A parte que fala sobre liberação de dados perante a imposição de lei, é algo básico, que qualquer serviço dentro nas leis de tecnologias atuais tem que se encaixar. A questão sempre é, quais dados eles tem sobre você? E ao que parece, essa telemetria não tem nada realmente pessoal, posso estar enganado, mas foi o que me pareceu.
Telemetria básica seria importante para todo software open source sério, que quer entender como os usuários usam a ferramenta e focar energias no que importa, para crescer e expandir no mercado. Existe telemetria que passa dos limites? E como tem, sem dúvida, mas não dá pra colocar tudo no mesmo balaio.
Esse é só um dos muitos motivos que se somam para a impopularidade do Linux nos desktops, por exemplo, a maior parte dos devs não faz ideia do que seus usuários querem, onde eles têm problemas, como o programa crasha e em que hardware, quais os idiomas em que usam as ferramentas, entre outras coisas.
O Ubuntu mesmo tem uma telemetria básica, que ajuda os devs a entenderem em que hardware você está instalando o computador, que versão do Ubuntu você roda, etc. Você pode optar por não enviar.
Acho importante que os incomodados possam desabilitar a telemetria para coisas assim SEMPRE, mas é inegável o quanto a falta de informação desacelera a otimização do desenvolvimento open source, onde o devs tem que “chutar” o que os usuários querem, ou tentar fazer melhorias a esmo, ou ainda se basear somente em opiniões dentro de um fórum, ou enquete, que acabam representando sempre uma minoria de usuários, geralmente os mais vocais apenas, eventualmente os mais “chatos” também.
Não dá pra esperar que todos os usuários de uma ferramenta que atinge profissionais de áreas completamente diferentes, como da música e áudio (que são o público alvo do Audacity) saibam abrir issues no github, e telemetria ajuda com isso.
Um dos grandes problemas que existiu sempre pela ausência de identificação básica, ainda completamente anônima é, não tem como saber até hoje quantas máquinas estão rodando Linux, a falta desse argumento complica muito na hora de ajudar a convencer certos mercados a criarem ferramentas para a plataforma.
Provavelmente há como crescer tendo uma telemetria básica, opcional, open source, transparente, e ainda assim que seja útil para os desenvolvedores também.