Atualizar windows 10 pro 11 perde o grub?

Tenho o windows 10 e já baixei o update do windows 11 mas não instalei porque tenho medo de perder o grub que acesso o Ubuntu 20 lts, isso pode acontecer?

3 curtidas

Provavelmente, se não me engano, uma vez lembro de ter feito uma atualização do W7 para o W10.

Mas, caso isso aconteça, é só recuperar o GRUB.

1 curtida

Se quebrar quebrou, o importante é sempre ter um LiveUSB em mãos para recuperar o GRUB sem quebrar o Windows.

Uma solução como o Boot-Repair não resolveria o caso?

Olá @Juliano_Mapurunga tudo bem contigo?

Vai rolar um grande “depende”:

  • Cenário 01: se o Windows 10 está instalado em uma partição UEFI própria, a atualização para o W11 não afetará outros sistemas na máquina. Quando atualizei do W10 para W11 no meu PC de trabalho, haviam 4 distros Linux instaladas em outras partições (cada uma com seu próprio /boot/UEFI) e nenhuma foi afetada.

  • Cenário 02: se o Windows compartilha a mesma partição UEFI que outros sistemas, faça um backup do conteúdo e após atualizar para o W11, restaure apenas os arquivos relacionados aos sistemas Linux. Na maioria das vezes dá certo.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Muitas vezes o Windows tende a atropelar o GRUB nas atualizações.

1 curtida

Poderia explicar como se instala o Windows com uma partição EFI diferente das distros Linux? Obrigado!

Olá @KaMyKaSii tudo bem contigo?

Temos alguns vídeos que explicam todo o processo, dá uma conferida.

:vulcan_salute:

No meu caso não tenho nenhum disco particionado pros dois sistemas. O que ocorre é o seguinte: tenho 2 ssds de 250gb cada um com um sistema (Windows 10 e Ubuntu 20) o Windows está na partição UEFI toda bonitinha criada do jeito quem vem padrão na instalação. Muito antigamente (há uns 4 anos atrás) eu usava 1 hd de 1tb particionado com os dois sistemas e a cada atualização do windows o grub ia pro espaço. Hoje não acontece mais isso, o windows atualiza periodicamente e não tenho problemas nesse quesito a minha dúvida se resume mesmo ao caso do upgrade do windows 10 pro 11 se afetaria alguma coisa no grub. Obs: já tenho um pendrive com o ubuntu pronto pra restaurar o grub caso algo aconteça. Vale ressaltar que tenho 1HD de 1tb dividido meio a meio para a pasta Home do ubuntu e para backup de arquivos do windows

1 curtida

Não deve afetar porque os sistemas operacionais estão “isolados” no seu computador. Se não quiser correr nenhum risco, abra o computador e desative o SSD do Linux antes de fazer o upgrade do Windows.

:vulcan_salute:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.