Como Atualizar o Wine

Olá amigos “pinguanos”! Como estão? Tenho uma dúvida bem boba, mas que me assombra a um tempo já. Como atualizo o wine para a versão stable mais recente? Tentei procurar pelo update manager do Mint (20) mas nada. Estou rodando a versão 5.0.1, mas a versão mais nova é a 5.0.2. Abraços!

Tem um usuário que postou um guia nesse forum falando da instalação do Wine no Linux, a primeira resposta é de um cara que conseguiu fazer a atualização.

Clique aqui para acessar a postagem

1 curtida

A questão é que estou usando o Mint 20 e o tutorial fala sobre o ubuntu 18.04/19.10 e o mint 19.x

1 curtida

O mint é baseado no Ubuntu, a menos que você esteja usando o LMDE (Debian Edition) que aí funciona um pouco diferente.

1 curtida

Tenho ciência disso, amigo, porém o post feito pelo outro colega não falava da versão 20.04 do Ubuntu (basicamente é só mudar a chave do repositório e pular a etapa do FAudio). Tentei fazer o processo de instalar, sem desinstalar a versão atual na minha máquina, pelo o que é fornecido na página do WineHQ também, mas sem sucesso. Creio eu que terei de “remover na marra/expurgar” para assim conseguir atualizar :confused:

O Wine segue o versionamento semântico (x.y.z), o que significa que uma alteração na bug fix (z) geralmente não implica em melhorias pro usuários final, tanto é que no repositório oficial nem sempre são lançadas os binários

sudo apt-add-repository ‘deb https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/ focal main’

Toda via, a linha pro Ubuntu focal e derivados seria essa

Depois é so atualizar a lista de pacotes:

sudo apt update

E atualizar o sistema:

sudo apt upgrade
1 curtida

Fiz o procedimento, mas não mudou em nada mesmo. Esperarei sair mais uma versão e instalarei na marra mesmo. Obrigado mesmo assim, chapa :slight_smile:

Posso estar enganado, mas pelo que vi no repositório do WineHQ, ainda não lançaram 5.0.2, por enquanto só 5.0.1. Se tentar localizar 5.0.2 no Index of /wine-builds/ubuntu/dists/focal/main/binary-amd64 ,não vai encontrar. Mas deve lançar em breve.

1 curtida

Estranho, chequei novamente o site do wine e está lá como lançado (no stable).

Pois é :thinking:

Baixei Wine pelo repositório do WineHQ no Ubuntu Mate 20.04 (NÃO estava com Wine instalado antes) e ainda está na versão 5.0.1.

Screenshot at 2020-08-09 14-18-01

Outra coisa que não tinha percebido antes no site deles, é que eles lançaram a vesão 5.0.2 há dois dias atrás, 7 de agosto, então é bem recente. Dentro de alguns dias, a versão nova deve estar disponível no repositório deles (pelo menos eu espero né, :sweat_smile:).

Screenshot at 2020-08-09 14-21-39

1 curtida

Só para avisar: A versão nova do stable 5.0.2 já está disponível no repositório.
Screenshot_20200816_182514
Flw! :wink:

1 curtida

Show, maninho! Acabei de atualizar :grin:

1 curtida