Atualizador de pacotes do Ubuntu e preciso sempre rodar o comando sudo apt-get update?

Um pouco de contexto: no meu antigo notebook por muito tempo eu usei o PCLinuxOS e muitas vezes quando eu o colocava para atualizar (ou para instalar um programa) dava um erro de encontrar os pacotes, mas esse problema era sempre resolvido quando eu atualizava os repositórios com o comando sudo apt-get update. Não, eu não havia retirado ao adicionado qualquer repositório, até porque os repositórios do PCLinuxOS já são bem completos.

Então meio que fiquei com trauma, portanto toda vez que ponho o Kubuntu (meu sistema atual) para atualizar, uso direto o comando sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade.

Entretanto o Ubuntu tem uma ferramenta gráfica que mostra quando há pacotes para serem atualizados na área de notificação. Tenho duas perguntas:

  1. É necessário ficar sempre atualizando os repositórios toda vez que ponho o sistema para atualizar? Naturalmente que é num contexto em que não retirei ou adicionei qualquer repositório…

  2. Se a resposta da pergunta anterior for sim, isto é, é preciso atualizar sempre os repositórios. O atualizador gráfico do *ubuntu já faz a tarefa do sudo apt-get update?

1 curtida

Se tu for atualizar pelo modo gráfico então não precisa rodar comando nenhum. O atualizador gráfico já faz tudo o que é necessário ser feito. Só vai ser necessário usar o comando “update” se tu for atualizar via terminal. E não é mais necessário utilizar o “-get” em “apt-get”.

Então, repetindo, via interface gráfica nenhum comando é necessário, e via terminal ficaria assim:

sudo apt update && sudo apt upgrade

5 curtidas

Muito obrigado pela resposta, @Jedi_Fonseca