Atualizações offline no KDE Neon

Atualizar sua distribuição Linux nunca foi uma tarefa difícil, já que bastando apenas clicar em um botão o sistema inicia o processo, não sendo necessário desligar o computador.

Algumas distribuições Linux como o Fedora, já trazem o recurso de atualizar enquanto o sistema é desligado, que garantem maior segurança nas atualizações, já que as bibliotecas essenciais para o funcionamento de uma aplicação não serão atualizadas durante o funcionamento do mesmo.

O projeto KDE Neon está adotando as atualizações offline para garantir ainda mais a confiabilidade das atualizações, já que as mesmas mudam diversas bibliotecas, possuindo um risco bem maior de quebrar o sistema.

Essas atualizações apenas ocorrerão de forma offline caso o usuário realize a atualização através do Discover (loja de aplicações do KDE), ao utilizar o terminal, as atualizações serão realizadas com o sistema ainda em funcionamento.

Caso você deseje atualizar o sistema de forma offline através do terminal, o comando é:

pkcon update --only-download && pkcon offline-trigger

Você utiliza o KDE Neon? O que acha dessa nova forma de atualização? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo!

6 Curtidas

Como disse em outro tópico, eu removo o Discover (Plasma Discover).

Uso apt update para verificar atualizações ─ e o estado dos repositórios e da conexão ─ depois uso o Synaptic para aplicar.

Mas, peraí, que vou entrar no KDE Neon pra ver o comportamento do bicho.

1 Curtida

Fico feliz em ver o projeto tentando afagar ainda mais seus usuários. Espero por mais novidades.

1 Curtida

Eu uso Neon e, por ter ranço das atualizações do Windows, eu via esse método com algo incômodo.
Tenho atualizado o sistema sempre pelo Discover e testei essa novidade pela primeira vez sem saber que ia acontecer e não gostei de início, porém, não demorou como o Windows, mesmo assim comecei a burlar fazendo as atualizações de maneira “online” pelo terminal, mas, depois de ler matérias sobre essa novidade dizendo que assim é mais seguro, estou disposto a dar uma chance.
É que já eu estou acostumado com as atualizações “online” pois desde de sempre é assim nas distro que usei.

1 Curtida