Atualização ou mudança de SO Linux sem perder nada?

Olá Pessoal, tenho um certo impasse, possuo o Ubuntu 22.04 LTS e gostaria de atualizar para a versão 24.04, porém sou programador e por ter muitos arquivos e muitas configurações inclusive até fora da /home e não queria ter que configurar e instalar tudo de novo até pra não atrasar meu trabalho.

Queria saber se existe alguma forma de atualizar sem que eu perca nenhum dado ou precise formatar o sistema. e caso exista por exemplo a opção de atualizar o SO via terminal, vou ter algum prejuízo com isso? no caso do SO ficar lento ou consumir um espaço bem grande em disco já que só tenho 256GB

Aproveitando o gancho, em uma situação hipotética, caso eu queira mudar de SO, formatando para o POP OS por exemplo. tem como eu fazer essa troca sem perder arquivos ou configurações também?

Sim, é possível atualizar sem perder nada. Mas eu recomendo esperar um pouco mais para poder atualizar. E além disso, o 22.04 ainda tem mais 3 anos de suporte.

Apesar de ser um lançamento estável, bugs podem ocorrer e algumas coisas podem quebrar (como aconteceu com a minha instalação local do Wordpress, que quebrou totalmente).

Se você separou a pasta /home em uma partição diferente ao instalar o sistema, você não irá perder os arquivos se trocar de distribuição. Mas para as configurações, eu não sei se pode haver conflitos.

2 curtidas

Com o seu relato de necessidade de não poder perder as suas configurações em atualização devido ao seu trabalho, o seu perfil se identifica mais com distro Roling Reliase, essas distros RR elas não tem lançamentos, elas não tem congelamento, elas vão sempre aplicando atualizações constantes. Elas seriam mais adequadas para vc.

1 curtida

A minha do 22.04 para a 24.04 quebro o meu acesso a internet, tive que formatar, mas a minha atualização foi no beta ainda não tinha lançado.

Esse tópico os usuários do fórum bateram um papo sobre suas atualizações do Ubuntu para o 24.04.

Faz sentido, não há nada assim que me obrigue a usar o 22.04, eu tinha me interessado na loja feita em flutter(trabalho com flutter) e tinha achado o sistema mais bonito, mas acredito que vou aguardar mais pra atualizar. sabe dizer quando seria um bom periodo pra atualizar?

pode me dar alguns exemplos de distros assim?

Pelo visto em Agosto vai sair a versão 24.04.1, que é uma versão de correção. Acho que seria prudente esperar até sair essa versão. Ou mesmo, até você ser notificado para atualizar.

Tem o Arch Linux (e seus derivados como o Manjaro) e o openSUSE Tumbleweed, que é Rolling Release.

1 curtida

Já testei o manjaro mas acabei não me dando muito bem, gosto muito das distros baseadas em ubuntu/debian. Acredito que não vai ter problema em atualizar, o problema seria eu precisar formatar pra ter uma atualização decente mas se caso na 24.04.1 eu puder atualizar normalmente e ter a segurança de não perder tudo ou ter um sistema bugado pelo fato de ter atualizado em cima de outro ta tranquilo

O linux mint é Rolling release?

Nope. O Mint é baseado no Ubuntu LTS, então nada de Rolling Release.

Eu não sei se tem algo que seja Rolling Release além do Debian Testing, mas tem essa possibilidade. Embora que o Testing é congelado algum tempo antes de lançar a versão estável do Debian.

E normalmente o Atualizador de Programas já está configurado para avisar sobre novas versões do sistema. Provavelmente deve estar configurado para notificar sobre as versões LTS

se vc e programador e já customizou seu isfenicídio ao ponto de temer a perda de configurações, vc n deve fazê-lo. não há nenhuma certeza de que alguma configuração não se perca e que não tenha dor de cabeça posteriormente. no seu caso, sua versão atual é sagrada e deve usá-la até o final dos tempos ou de seus trabalhos.

fazer becape é essencial. e as mudanças todas devem ser documentadas para que possa refazê-las manualmente ou por script.

se possível, deixe como está.