Atualização ou mudança de SO Linux sem perder nada?

Olá Pessoal, tenho um certo impasse, possuo o Ubuntu 22.04 LTS e gostaria de atualizar para a versão 24.04, porém sou programador e por ter muitos arquivos e muitas configurações inclusive até fora da /home e não queria ter que configurar e instalar tudo de novo até pra não atrasar meu trabalho.

Queria saber se existe alguma forma de atualizar sem que eu perca nenhum dado ou precise formatar o sistema. e caso exista por exemplo a opção de atualizar o SO via terminal, vou ter algum prejuízo com isso? no caso do SO ficar lento ou consumir um espaço bem grande em disco já que só tenho 256GB

Aproveitando o gancho, em uma situação hipotética, caso eu queira mudar de SO, formatando para o POP OS por exemplo. tem como eu fazer essa troca sem perder arquivos ou configurações também?

Sim, é possível atualizar sem perder nada. Mas eu recomendo esperar um pouco mais para poder atualizar. E além disso, o 22.04 ainda tem mais 3 anos de suporte.

Apesar de ser um lançamento estável, bugs podem ocorrer e algumas coisas podem quebrar (como aconteceu com a minha instalação local do Wordpress, que quebrou totalmente).

Se você separou a pasta /home em uma partição diferente ao instalar o sistema, você não irá perder os arquivos se trocar de distribuição. Mas para as configurações, eu não sei se pode haver conflitos.

2 curtidas

Com o seu relato de necessidade de não poder perder as suas configurações em atualização devido ao seu trabalho, o seu perfil se identifica mais com distro Roling Reliase, essas distros RR elas não tem lançamentos, elas não tem congelamento, elas vão sempre aplicando atualizações constantes. Elas seriam mais adequadas para vc.

1 curtida

A minha do 22.04 para a 24.04 quebro o meu acesso a internet, tive que formatar, mas a minha atualização foi no beta ainda não tinha lançado.

Esse tópico os usuários do fórum bateram um papo sobre suas atualizações do Ubuntu para o 24.04.