Atualização do Ubuntu 20.04 de hoje causou 4 travamentos no meu notebook em 4 horas

Hoje liguei o notebook com Ubuntu 20.04 que estava funcionando bem. Um Asus Celeron quad core com 4 gb e memória RAM e SSD de 120 GB.
Apareceu uma mensagem para atualização de 230 MB que incluía a atualização do Google Chrome dentre outros pacotes.
Aceitei e o processo transcorreu sem erros.
Mas após uma hora o sistema começou a travar e não aceitava os comandos ctrl + alt + esc ou delete ou backspace.
Foi necessário reiniciar apertando o botão Power do notebook. Isto aconteceu a cada 30 minutos aproximadamente. Como tenho dual boot com Linux mint 19.3 reiniciei no Linux mint e o sistema funcionou por mais de uma hora sem travar até o término do trabalho.
Em um primeiro momento pensei que fosse falha de hardware como defeito na memória RAM mas como funcionou no Linux mint Cinnamon acho que foi mesmo a atualização.
O mouse permanece com a luz ligada mas toda a tela fica congelada. O congelamento aconteceu quando tentei clicar e selecionar no Google Chrome.
Está falha aconteceu no meu PC desktop algum tempo atrás também ao clicar no Google Chrome mas quando troquei o pente de memória RAM e atualizei ficou bom.
Vou instalar o Chromium e desinstalar temporariamente o Google Chrome para ver se resolve mas não posso fazer isto hoje.
Aconteceu o mesmo com alguém aqui ?
Vou também testar a memória RAM com uma distribuição com o memtest por via das dúvidas.

Já passei por isso, e inclusive o Linux Mint passou batido quando a minha memória RAM estava falhando. Só percebi que o pente estava com defeito quando resolvi utilizar o Manjaro, e ele não permitiu que eu desse boot no sistema, pois era executado sempre o Memtest.

Confesso que foi só na terceira vez que eu entrei no Memtest que os problemas apareceram, e depois disso eu tive que comprar outro pente de memória.

Boa dica.
Vi que a atualização do Ubuntu foi de 20.04.0 para 20.04.1 justo naquele dia.
No dia seguinte quando liguei o computador tudo estava normal.
Acho que pode ter sido algo com a atualização pontual.
Mesmo assim se continuar troco o pente de memória RAM :+1: