Atualização do pop_os

Galera,

Atualizei pela primeira vez a versão do Linux, atualizei para última versão instável do pop_os.

Pois bem, não ocorreu nenhum erro, mas ao terminar e fazer o reboot, vejo que o pop está exatamente como se tivesse acabado de instalar, ou seja sem meu arquivos, programas, personalização.

Isso é normal? Perdi meus arquivos? Quando ficou na tela de configuração inicial já me deu desespero e desliguei kkk

Em momento algum foi informado que meus arquivos seriam perdidos.

Depende da forma que você atualizou. Você criou um pendrive bootável e reinstalou o Pop OS, ou usou o próprio atualizador do sistema para isso?

Se você tiver feito a instalação com um pendrive, é possível que tenha sobrescrito todos os seus arquivos da instalação anterior. Por isso é uma boa prática criar uma partição separada para o diretório /home, que é onde ficam seus arquivos pessoais, separado dos arquivos do sistema, de modo que você pode reinstalar a distro, ou até instalar outra distro sem perder seus arquivos.

Se você tiver feito uma partição para o /home na instalação anterior, pode ser que seus arquivos ainda estejam lá, a menos que você tenha marcado a opção para formatar tudo.

Outra boa prática é manter um backup dos seus arquivos importantes em outro disco e/ou na nuvem.

1 curtida

Eu fiz a atualização usando essa opção abaixo.

Screenshot from 2021-06-23 07-53-09

Diz que vai manter arquivos e contas. Mas logo após o reboot, o sistema iniciou exatamente igual quando instalamos a primeira vez, solicitando criar usuário e aquelas configs padrão. Minha esperança é que quando configurar ele restaure para exatamente como estava.

1 curtida

É estranho, se diz que mantém os arquivos e contas de usuário, acho que não deveria solicitar a criação de um novo usuário. Bom, nos avise no que der aí.

1 curtida

A ideia desse refresh é justamente deixar como novo, ainda que realmente os arquivos devam ficar. Verifique dentro da sua /home se o seu usuário ainda está ali.

2 curtidas

Acabou gerando um novo usuário, o antigo ficou apenas os arquivos. Acho que faltou o pessoal do pop informar melhor como funciona esse upgrade.

Você criou um usuário com nome e/ou senha diferente? Se sim, foi esse o problema, se tivesse usado os mesmos dados, ele logaria na mesma home.

2 curtidas

Foi isso mesmo, mas não houve nenhuma informação sobre, simplesmente parecia que havia restaurado o sistema. Maas vivendo e aprendendo. Obrigado por tirar as dúvidas :pray: