Atualização de pacotes no Arch (EndeavourOS)

Olá

De quanto em quanto tempo devo atualizar os pacotes do EndeavourOS, já que é uma distro rolling release e existem novas atualizações praticamente todo dia? É a minha primeira distro baseada em Arch e algumas pessoas falam pra esperar alguns dias, outras uma semana, fico um pouco confuso.

A maioria das pessoas aqui que usam o Endeavour ou outras distros baseadas em Arch falam de atualizar uma vez por semana que costuma dar tudo certo. Mas, independente de fazer todo dia ou 1x por semana, é necessário fazer backup do sistema via Timeshift antes de atualizar (uma boa é instalar o timeshift-autosnap, ele faz isso por vc)

3 curtidas

E se entre essas atualizações estejam inclusos updates de segurança? Esperar uma semana não é demais se algum software que utilizo estiver com uma falha considerável não corrigida?
(Pergunta de leigo)

No papel, sim… mas como as brechas de segurança dependem de acesso ao sistema via senha root, se vc notar algo estranho pedindo senha, negue e atualize. Lembre-se, o melhor guardião do sistema fica entre a cadeira e o teclado!

2 curtidas

eu estou no arch e todo dia eu verifico se há atualizações, e todo dia tem atualização
agora atualizar já é escolha do usuário, no caso vc

1 curtida

Vc pode atualizar quando quiser, desde que faça com uma certa frequência. A wiki recomenda que vc rode o pacman -Syu toda vez antes de instalar um pacote.

https://wiki.archlinux.org/title/System_maintenance_(Português)

Também fique de olho na página inicial do Arch Linux, lá sempre tem informes sobre alguma coisa.

https://www.archlinux-br.org/

2 curtidas

Eu uso o Manjaro, e toda vez que ligo o pc, uma das primeiras coisas que faço é rodar o comando: pamac update && flatpak update

Eu uso assim:

Instalo também o grub-btrfs pois uso o sistema de arquivos btrfs
sudo pacman -Syu --needed timeshift-autosnap grub-btrfs

Edito as configurações para manter os últimos 12 snapshots (em vez de apenas 3)
sudo nano /etc/timeshift-autosnap.conf

Aí eu atualizo o meu sistema (Manjaro) todos os dias sem problemas.

1 curtida