Atualização de certos pacotes no Debian e MX Linux

Na verdade, não estou cogitando em instalar o Debian, mas sim o MX Linux, mas como o MX Linux é baseado no Debian, então aproveito a oportunidade para fazer a pergunta para os dois.

Fui na página de pacotes do Debian para ver o que o Debian já tem em seus repositórios. O primeiro pacote que testei foi o Firefox e lá consta que a versão é a 78 enquanto o *ubuntu atualiza sempre que possível.

Sim, o Debian é famoso pelos pacotes mais desatualizados porque ele prima pela estabilidade, mas há certos softwares que precisam ser constantemente atualizados, como o navegador. Há até versões ESR do Firefox bem mais novas que a 78…

Então é isso? Com o Debian/MXLinux ficarei 2 anos parado na versão 78 do Firefox se eu não atualizar o programa manualmente, ou aquela página de pacotes mostra apenas os pacotes que vem por padrão no Debian 11?

1 curtida

O MX tem respositórios próprios, pelos quais oferece versões .deb do Firefox e de outros pacotes que são mais atuais que as do Debian.

De todo modo, no Debian 11.2 o Firefox ESR passou a ser a edição 91.x.

4 curtidas

O Debian Stable mantém pacotes que, no meu entender, são obsoletos demais e não se justificam para quem irá usar o sistema em casa. É por isso que sempre recomendo o Debian Testing. Já é estável - no sentido de não quebrar - como uma rocha, mas ao mesmo tempo é absurdamente mais atualizado.

Debian Stable é bom para servidores, mas não é a melhor escolha para usuários domésticos.

No mais, como mencionado, o MX tem repositórios próprios, então os pacotes mais comuns tendem a ser mais atualizados que os do Debian Stable.

3 curtidas

Navegador é sempre atualizado no Debian stable. Assim como os pacotes que eles acham importantes. De fato, a maior parte aplicações ficam com versões congeladas. Mas, se necessário, recebem atualizações sim. Eu tenho dois FF aqui, o esr e o “normal”. O FF-esr já recebeu atualizações várias vezes desde que fiz o update do Buster para o Bullseye. Ele tá na última versão, que é a 91.7.

Não sei se o Mx Linux usa o FF-esr ou não. De qualquer forma, sempre é possível, em qualquer distro, instalar o FF manualmente. É só baixar o .tar do site da Mozilla e extrair na pasta /opt ou ~/.local. A desvantagem para quem quer facilidade, é que você tem que criar o atalho no menu manualmente. Com algum utilitário como o menulibre ou criar o arquivo .desktop manualmente (em /usr/share/applications ou em ~/.local/share/applications). Instalando dessa forma, o navegador atualiza automaticamente. Toda vez que você abre ele faz uma busca por atualizações em segundo plano. E depois instala automaticamente. Funciona parecido como é no Win. Uma segunda alternativa, é usar algum desse novos formatos de empacotamento. No caso do Mx Linux, dá pra usar flatpaks.

2 curtidas

Não usa. Por padrão, o MX Linux instala o Firefox estável.

1 curtida

O Debian 11 já está com o Firefox ESR na versão 91. Não sei porque, mas nessa página de pacotes que você citou não mostra as versões atuais de alguns pacotes.

E se você quiser usar a versão mais recente do Firefox (não ESR), pode usar instalar em flatpak, ou ainda, baixar a versão para Linux direto do site da Mozilla.

Dê uma olhada nisto:

https://wiki.debian.org/Firefox

2 curtidas

Muito obrigado pelas respostas!

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.