Atraso no CapsLock do Linux Mint

Olá pessoal.

Gostaria de entender o funcionamento ou relatar um problema que tenho enfrentado com o meu Linux Mint 21.3.

Quando eu inicio o sistema e vou digitar nele normalmente, quando vou iniciar a escrita de uma palavra com letra maiúscula, é comum para mim apertar o caps-lock uma vez e depois desativa-lo para concluir a palavra com as letras minúsculas, de forma que fique só a primeira letra em maiúsculo.

Mas o Linux Mint tem uma espécie de “atraso”, no qual quando tento escrever mais rápido, duas letras que eu coloquei na palavra ficam em maiúsculo.
“DEssa forma”. Isso só acontece no Mint, e sempre aconteceu comigo, já utilizei o sistema em outros computadores e também aconteceu a mesma coisa, já vi um pessoal relatando que é um erro “que não existe”, mas parece bem claro aqui.

Para eu resolver este problema, eu preciso executar este script aqui todas as vezes que eu inicio o Linux, e é muito chato ter que fazer isso toda vez.

#!/bin/sh
rpl='key <CAPS> \{ repeat=no, type\[group1\]=\"ALPHABETIC\", symbols\[group1\]=\[ Caps_Lock, Caps_Lock \],actions\[group1\]=\[LockMods\(modifiers=Lock\),Private\(type=3,data\[0\]=1,data\[1\]=3,data\[2\]=3\) \] \}'

# Create copy of kb description
xkbcomp -xkb $DISPLAY keyboardmap

# Replace CAPS
sed -i "s/key <CAPS>[^;]*/$rpl/" keyboardmap

# Apply
xkbcomp keyboardmap $DISPLAY

# Remove temp file
rm keyboardmap

# script provided by ben2talk and tprei at https://github.com/hexvalid/Linux-CapsLock-Delay-Fixer/issues/12

Alguém saberia uma forma efetiva de resolver este problema?

Você pode adicionar a execução automática no login. No Mint Cinnamon: Configurações de sistema → Preferências → Aplicativos da Inicialização → + (Adicionar) → Comando personalizado.

Na janela que abrir, selecione um nome amigável. Use “Navegar” para achar o seu script. Se quiser, adicione mais algum comentário ou um atraso para início.

Adicionalmente vc pode adicionar uma notificação para mostrar que o comando foi executado. Use uma linha notify-send "Caps configurado!" Lembre-se também de marcar o script como executável, senão ele não vai rodar.

Esse script está com a extensão .sh.

Seria dessa forma? ou fiz algo errado?

Script:
image

O ‘notify-send’ vc adiciona no script. Ficaria assim:

#!/bin/sh
rpl='key <CAPS> \{ repeat=no, type\[group1\]=\"ALPHABETIC\", symbols\[group1\]=\[ Caps_Lock, Caps_Lock \],actions\[group1\]=\[LockMods\(modifiers=Lock\),Private\(type=3,data\[0\]=1,data\[1\]=3,data\[2\]=3\) \] \}'

# Create copy of kb description
xkbcomp -xkb $DISPLAY keyboardmap

# Replace CAPS
sed -i "s/key <CAPS>[^;]*/$rpl/" keyboardmap

# Apply
xkbcomp keyboardmap $DISPLAY

# Remove temp file
rm keyboardmap

# script provided by ben2talk and tprei at https://github.com/hexvalid/Linux-CapsLock-Delay-Fixer/issues/12

# Mostra notificação na interface gráfica
notify-send "Caps configurado!"

Na tela para adicionar o script:

Não esqueça de marcar o script como executável:

Ao fechar a interface e abrir novamente (ou reiniciar o computador), deverá aparecer uma notificação:

Fiz tudo certinho! mas infelizmente no meu Linux por algum motivo não funcionou, o script só realmente funciona quando eu vou manualmente e o executo.

A mensagem também não apareceu, vou te enviar um print de como eu deixei.

Você notou algo errado ou teria outra forma de fazermos isso?

Não sei. Deveria funcionar. A única coisa que pode ter dado problema é o espaço no caminho do arquivo. Deve tomar cuidado para não ser interpretado como comando parcial. Tente remover o espaço do caminho e atualize a informação do inicializador. Outra ideia é colocar aspas no comando.

Exatamente isso! estava com o espaço, agradeço muito pela ajuda. Resolveu o meu problema.

1 curtida

Quando migrei do Windows para o Linux sentia esse mesmo problema, e ele realmente existe, só que com o tempo me acostumei e hoje consigo digitar normalmente mesmo com o uso do Caps e depois desativando.

Acho que meu cérebro ja acostumou a ter o delay mental kkkk.
Vou salvar esse tópico e quem sabe um dia eu testo.

1 curtida

Eu consegui resolver dessa forma, recomendo que aplique, fica bem melhor hahaha.

Realmente funcionou muito bem nessa forma, configurei aqui, SHOW DE BOLA!

Procuro solução para esse problema desde a primeira vez que usei o Mint. Instalei novamente ontem e me lembrei que esse erro chato foi um dos motivos de eu ter parado de usar kk.

Testei aqui conforme os passos, mas parece QUe AInda Não REsolveu. Pode me ajudar a solucionar?

image

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.