Ativar Wayland no Firefox rodando na sessão Gnome Wayland do Ubuntu 20.04 - Habilitar kinetic e smooth scroll

Pessoal, estou testando o Firefox na sessão Gnome Wayland do Ubuntu 20.04, com o Protocolo de Janelas em Wayland ao invés de Xorg. Isto, está permitindo obter “Kinetic e Smooth Scrolling” nativamente pelo trackpad. No meu caso, no notebook Lenovo S340, com GPU i3.

Modo 1: Rodando o Firefox pelo terminal. Basta entrar com o comando “MOZ_ENABLE_WAYLAND=true firefox”.

Modo 2: Adicionando um ícone para o Firefox rodar em Wayland. Neste caso, haverá um ícone para abrir Firefox em Xorg (X11) e outro para o Firefox Wayland (Habilitando Kinetic e Smooth Scrooll no TrackPad). Para tal, modifica-se “Environment Variables”. Copia-se o arquivo “firefox.desktop” presente em “/usr/share/applications/” para uma pasta chamada “$XDG_DATA_HOME”, que deve ser criada em “~/.local/share/applications/”.

Em seguida, modifica-se no arquivo firefox.desktop (Usando editor de texto) os comandos “Exec” como no exemplo a seguir (Este comando aparece em três linhas dentro do arquivo).

EXEMPLO: Adicionar “env MOZ_ENABLE_WAYLAND=true” no comando “Exec=firefox %u”, que passa a ficar “Exec=env MOZ_ENABLE_WAYLAND=true firefox %u”.

OBS.: Após estas alterações, consegui rodar o Navegador Firefox, na sessão Gnome em Wayland no Ubuntu 20.04, com kinetic e smooth scrolling, no entanto ainda sinto necessidade de ajustar os movimentos em “about:config” do firefox.

Já que tá usando Wayland habilita tmb a aceleração de video via hardware no Firefox. Pra isso vc precisar habilitar camadas aceleradas Opengl ou Webrender via about:config no Firefox.

Obrigado pela dica Kelebesouza ! Eu até habilitei “gfx.webrender.all”, mas não notei melhorias ao navegar. Será que devemos habilitar mais outros itens em “about:config” ? Qualquer outra dica que você puder me passar quanto ao assunto será bem vinda.

Em vez habilitar “gfx.webrender.all” aconselho a deixar assim:
layers.gpu-process.enabled = False
layers.acceleration.force-enabled = True
widget.wayland-dmabuf-vaapi.enabled = True

1 curtida

Configurei conforme indicado. Não consigo ver alteração de desempenho por enquanto, pois, já estava tão bom e prazeroso navegar ! Mas, vamos experimentar por um período e em seguida posto observações sobre o ajuste. Valeu, obrigado!

1 curtida

Com essa opção aqui “widget.wayland-dmabuf-vaapi.enabled” Os videos no seu Firefox usaram a placa de vídeo para reprodução.

1 curtida

Com nvidia driver não…

Claro já q vaapi é pra intel e não nvidia.

com AMD funciona tbm…talvez com nvidia nouveau funcione…mas daí talvez não compense mesmo assim…

Pessoal, existem artigos afirmando que o Ubuntu 20.10 deverá focar-se em computadores mais lentos, dando a entender que trabalharão no sentido de tornar o Gnome ainda mais leve. Em sendo assim, será que a Canonical adotará o Wayland como padrão no Ubuntu 20.10 ou continuará ainda no Xorg?

Para habilitar pipewire e screencast na sessão wayland:

1 curtida