Ativar numlock automaticamente na tela de login (Manjaro XFCE)

Ao iniciar o PC a tecla numlock é ativada, porém quando o Manjaro é iniciado ela se desativa e tenho que ativar manualmente. Já tentei colocar o comando “numlockx on” para iniciar com o sistemas, mas não funcionou como eu esperava, o numlock era ativado após o login e não durante a tela de login.

Onde você colocou o comando ?

Dando palpite aqui, teria que ser ou no Grub ou no mkinitcpio (mas aqui nem imagino como)

Nas configurações de sessões e inicialização

1 curtida

Como faria isso pelo Grub?

Você tem que editar um arquivo de configuração do LightDM, o gerenciador de sessão do Manjaro Xfce. Edita o arquivo /etc/lightdm/lightdm.conf e ativa o numlockx lá. Você precisa ter instalado o pacote numlockx. Esse artigo da Arch Wiki explica bem detalhado, eu já fiz e deu certo:

https://wiki.archlinux.org/index.php/LightDM#NumLock_on_by_default

6 curtidas

Opa, vllw. Posso colocar em qualquer seção do arquivo ou é necessário colocar em um local em específico? Isso não é informado na wiki.

Eu não tenho certeza, mas acho que pode ser em qualquer lugar. Você pode procurar se não tem uma linha comentada lá com esse parâmetro, aí você descomenta ela.

Muito obrigado! Funcionou perfeitamente, coloquei logo após o [Seat:*] no início do arquivo e ao reiniciar o numlock estava ativo :heart_eyes:

2 curtidas

Veja se essa opção está marcada , se tiver desmarque com a tecla nunlock ativada.


Obs: Se for (xfce) acho que em todas as distros tenha a mesma opção.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.