Ativação por padrão do VA-API para aceleração de vídeo no Chromium para Linux

Navegando pelo Phorinix, encontrei nos comentários do artigo que fala sobre aceleração de vídeo no Firefox 80 para Linux que os desenvolvedores do Chromium voltaram a trabalhar para ativar o VA-API no Chromium nativamente como mostra esse link.

1 curtida

Seria isto?

Se for, acho que isso já vem ativado por padrão há um bom tempo. Até Janeiro, no meu hardware antigo (2009), eu tinha que desativar isso no Debian, senão não conseguia navegar direito na categoria “Páginas” do Facebook. Ficava devagar-quase-travando.

No novo hardware, não tive de desativar isso em nenhuma distro.

A propósito, no Fedora havia um Chromium-VAAPI que foi substituído pelo Chromium-Freeworld:

chromium-freeworld.x86_64 : Chromium web browser built with all freeworld codecs and VA-API support

1 curtida

Não é isso não. Essa opção já vem ativada por padrão há certo tempo já, o que não tem e parece que vai ter é a aceleração de hardware para decode de vídeos. Nenhum navegador suporta isso no Linux ainda, no Firefox tem suporte para VA-API com wayland e tá caminhando para ter no X11. Agora no Chromium vai ter também, os videos serão exibidos usando o chip gráfico ao invés da CPU.

2 curtidas

Obrigado pelo esclarecimento!

1 curtida