Ativação do Compiz fusion - Intel Graphics

Olá Pessoal - Sou Novo aqui!
Preciso de algumas dicas e troca de experiencia com a seguinte questão:

Não estou conseguindo ativar o compiz fusion no ubuntu 19.10 no meu Notebook Dell inspiron 14 n4050 core i3 SSd 120 GB, com placa de video Intel graphics.

Migrei recentemente de Windows para Linux (ja usei anteriormente e estou retornando)
Os efeitos do compiz eu curto bastante e quero usa-los

Acredito que o problema esta relacionado a placa de video/drivers (sempre tive esse problema com compiz nesse notebook)

Ja tentei Ns procedimentos e interfaces graficas KDE; XFCE; Gnome.

*Fiz variso procedimentos de instalação de drivers do proprietário atravez de PPA’s.
*Coloquei o drive Nouveau na blacklist

se alguem estiver passando o mesmo problema ou ja passou e puder ajudar desde ja agradeço.

Obs: notei que em uma das versões mais antigas do ubunto as janelas gelatinozas funcionaram (18.4), atualizei para 19.10 e nada funciona.

Detalhe gostei da integrações com softwares que rodam no windows como Visualg que instalei facilmente, e o desempenho do note e outro com linux.

1 curtida

Olá, @daniel_piloto ! Bem vindo ao fórum.

Cara, é realmente bem nostálgico ver aqueles cubos girarem na tela, as janelas pegarem fogo e/ou ficarem todas gelatinosas. Qual usuário antigo de Linux que nunca usou isso!? hahaha

Porém, o Compiz não recebe manutenção há um bom tempo e por isso foi abandonado por praticamente todas as distros, e não é mais compatível com praticamente nada. Até mesmo o Ubuntu Mate, que trazia essa opção nativamente, abandonou o Compiz na versão 20.04 (mais atual).

Existem outras formas de se fazer coisas parecidas. O KDE traz algumas opções nativas como a “Janela gelatinosa”. Eu já vi fazerem isso no Gnome também, mas eu nunca fiz e não explicar como fazer. Procurando no site Gnome Extensions eu achei essa extensão, que parece funcionar bem e é compatível com o Gnome 3.36 (atual): https://extensions.gnome.org/extension/2950/compiz-alike-windows-effect/

Edit:
O último lançamento do Compiz foi no começo de 2019, depois de quase 3 anos parado:

Ou seja, talvez até dê para instalá-lo, mas não é muito recomendável se você deseja o mínimo de estabilidade no seu PC.

2 curtidas

Valew meu brother vou tentar. E realmente uma pena deixarem o compiz de lado

2 curtidas

Consegui fazer o compiz rodar top top Ubuntu 16.04 com unity