Ativação de Windows por hardware detectado

Fala galera. Eu instalei W10 em um pc e depois de instalar eu fui verificar ativação dele. E não é que mesmo sem ter colocado serial na hora da instalação ou ter usado aquele programinha maroto de ativação pós instalação, o sistema mesmo assim aparece com o status de ativado? (pergunta retórica). Alguém pode me explicar como isso é possível? Uma segunda pergunta: Esse pc é um positivo que (antes de eu instalar Linux) tinha um windows 7 original. Tem até a etiqueta nele com o serial que eu nem utilizei, pois só observei isso depois de já ter instalado o 10 (agora pouco em dual boot com Ubuntu). O Windows consegue verificar o hardware e se auto ativar, dependendo do hardware e das configurações de fábrica? Uma terceira pergunta: Tem como eu descobrir qual era o serial de ativação do windows que venho no meu notebook (é um Dell) sem olhar na etiqueta? pois ele já esta sem a etiqueta que marcava o serial…

1 - Provavelmente a instalação antiga do Windows possuía uma licensa digital, a qual se atribui ao seu hardware para verificar se você realmente possuí uma cópia original do SO. Como o upgrade do Windows 7 pro 10 é gratuito, é provável que ele saiba que você possuía uma cópia original do SO e o ativou automáticamente.

2 - Infelizmente, depois de ativado não ha maneira (legal) de olhar o serial de ativação. Apenas na etiqueta.

1 curtida

Talvez a chave está atrelada na placa-mãe

3 curtidas

Vou ver se funciona com o meu notebook como funcionou com desktop positivo. Se ele reconhece digitalmente a licença que tinha nele. Quem sabe dá certo…

É o seu hardware inteiro que conta, não apenas a placa-mãe. Se trocar o HD por um SSD por exemplo (ou vice versa) ele se desativará por segurança.

1 curtida

Eu troquei um hd da wd por um ssd da crucial e ainda está ativado

1 curtida

Então não é uma licensa digital da fabricante, é uma comprada. Provavelmente a fabricante não tem parceria com a Microsoft e o Windows do pc foi comprado. Se você comprar, ela se vincula ao HD, não ao hardware inteiro

1 curtida

Ou o Windows não percebeu a troca

Desde 2016, o Windows OEM (vendido com o hardware) possui licenciamento digital, na Bios do equipamento.
Se for este o caso, você pode trocar algumas peças que vai continuar ativado. Só não pode trocar a placa-mãe. :grin:

Não é bem assim. O upgrade foi gratuito por um certo período de tempo. Agora não é mais. Mas ele pode estar “aceitando” a licença digital, sim (o que seria um bug, mas tratando-se de Microsoft, bug faz parte do sistema :smile:)

Existe um programa que "retira do REGEDIT o número de ativação do Windows e do Office. Chama-se PRODUKEY.
Talvez o antivírus barre a utilização, mas apenas porque ele faz uma busca no registro do windows. Até onde já li, não contém nenhum vírus.
A chave do Windows 10 fica em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion na Chave “ProductId”. É um número de série e não o número de ativação. O software acima faz exatamente esta conversão.
Veja se o seu serial, nesta chave, tá terminando com “OEM”. Se sim, é porque é uma licença OEM (se o hardware for posterior a 2016, certamente o serial estará na BIOS).

2 curtidas

E tu sabe algo sobre o upgrade do 8 para o 10? Meu note venho com o 8 e fiz o upgrade para o 10. Mas depois desinstalei porque tive muitos problemas na época. Será que ainda funciona a chave? E essa chave funcionaria numa outra máquina ou só mesmo nesse Dell?

Se não me engano, o prazo de upgrade foi o mesmo do Win7. Na verdade, foi uma tentativa da Microsoft para que todos que tivessem uma versão anterior migrassem o mais rápido possível para o Win10.
E funcionou bem. Eu mesmo fiz o upgrade gratuito, na época.
Se a licença é OEM, você só pode usar na máquina onde veio instalado de fábrica.

1 curtida

Errado… o Upgrade tanto do win7 quanto 8.1 continuam pra quem tem a licença e quer usar o windows 10 de forma gratuita, esse “limite” foi imposto no inicio do lançamento

2 curtidas

Essa matéria diz que ainda a licença pode ser utilizada: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/da-pra-utilizar-o-serial-do-windows-7-original-para-ativar-um-windows-10-claro-que-da.658838/

Vamos lá. Pode estar funcionando mas, como disse, pode ser um bug. E o processo não é tão simples para o nosso companheiro @MarcoMarques que está com o problema.
Neste LINK, pode-se ver que, OFICIALMENTE, a Microsoft encerrou a promoção em 29/07/2016.
Existe uma forma que, dizem, ainda funciona, mas não é reconhecida pela Microsoft.
Consiste no seguinte:
Com o Windows 7 ou 8.1 INSTALADO na máquina (o que não é mais o caso do nosso amigo), licenciado, baixa-se a ferramenta de instalação do Win10. Em alguns casos, o Windows 10 aceita a licença do Win7 e a transforma em licença digital. Então você pode formatar a máquina e instalar o Win10 do zero e ele ativará automaticamente.
Algumas pessoas dizem que sim, outras dizem que não obtiveram sucesso.
Para mim não ficou claro como e onde o Windows 10 guardaria esta “licença digital”, permitindo que você formatasse a máquina e ele reconhecesse a licença.
Enfim, continuo afirmando que, OFICIALMENTE, a promoção não existe mais.

1 curtida

Cara, isso também aconteceu comigo, já instalei ele 3 vezes só pra testar, e sempre vem ativado. E sei que esse pc não veio com uma licença original, porque foi eu quem montou ele peça por peça.

Peguei a iso direto do site da Microsoft, então não é aquelas isos pré ativadas de torrent.

1 curtida

henbt, o seu caso é mais curioso.

Ele diz que está ativado usando uma licença digital.

O meu eu fui olhar quanto tempo tinha para eu ativar a bagaça e já vi windows como ativado e o serial abaixo. Fiquei surpreso, pois isso nunca tinha me ocorrido.

Sim, muito mais! :sweat_smile:
A única explicação que vejo é que esta placa-mãe tenha saído da linha de montagem de algum fabricante. Muitos fabricantes usam placas Gigabyte, MSI, ASRock e outras em regime de OEM.
Não tenho ideia de quando ou como o serial windows é inserido na Bios, se antes ou depois do controle de qualidade. Muitas que não passam no controle de qualidade são “jogadas” no mercado.
O fabricante deveria ter controle sobre estas placas, afinal ele pagou pela licença digital ali inserida. Mas, sinceramente, não sei como funciona.

1 curtida

Ano passado eu estava usando o Win10 numa VM, via qemu, com pci-passthrough e disco virtio-scsi e ele ativou sozinho também! Eu conseguia jogar de boa naquela vm.

Guardei um backup dela mas meu disco de 4 TB morreu e não consegui recuperar essa que era a única coisa que tinha apenas naquele disco…

1 curtida