Ati radeon hd 4670 drivers nao e reconhecida no hardware do linux mint

boas sou novo utilizador linux e tenho um computador mais antigo que rodava o windows agora tenho linux mint e minha placa grafica ati radeon 4670 nao e reconhecida no gestor de controlador ao que tento executar os drivers a partir do executavel mas me da uma mensaguem e nao passa daqui ja usei varios comandos sugeridos por varios saits e nao da em nada

desde ja um obrigado a toda a equipe diolinux e comunidade obrigado !!

Esses drivers de placas AMD antigas disponíveis no site estão obsoletos e fazem é arruinar o sistema em alguns casos.

O Linux vem com drivers dessas placas prontos para usar, tanto que seu desktop provavelmente já tem efeitos e transparência.

1 curtida

Para usuários comuns, que utilizam o sistema para internet e jogos, não é necessário instalar quaisquer drivers de vídeo para GPUs AMD no Linux!

Para usuários que utilizam o PC para modelagem 3D ou edições audiovisuais pesadas, TALVEZ seja uma boa ideia instalar o driver disponível no site da AMD.

Confira este artigo para saber exatamente quais são e como fucionam os drivers para GPUs AMD no Linux.

Complementando…

O fato de o nome da tua GPU não estar aparecendo corretamente não significa que ela não tenha sido identificada, é apenas a forma com que determinados softwares identificam a GPU no Linux que é diferente do Windows.

O único motivo que vejo para uso do driver proprietário é fazer overclock.
O suporte de driver da AMD no kernel é tão nervoso que ela usa o driver do kernel para carregar o driver proprietário por cima.
Já que é ela que desenvolve o driver do kernel Linux tem logica ela fazer assim.

Uma coisa que a AMD não oferece é o suporte ao OpenGL e o Vulkan isso é fornecido pela Mesa3D a versão do OpenGL e Vulkan do driver proprietário para o Mesa3D para a GPU pode ser diferente também.

Bom, eu nunca fiz overclock na minha GPU, mas até aonde eu sei atualmente o TuxClocker suporta GPUs AMD com o driver amdgpu. Então, ao menos em tese (já que não testei), é sussesso! haha

Não sei se o driver proprietário utiliza o Mesa padrão (do sistema) ou não, nunca pesquisei sobre isso. haha Mas o problema é que o amdgpu-pro é compatível com um número extremamente Limitado de distros e possui um desempenho inferior na maior parte dos jogos. Não vejo forma de o amggpu-pro poder ser indicado para usuários iniciantes, ao menos atualmente. Seria apenas “dor de cabeça” desnecessária.

Eu possuo uma 4650 e já aposentei ela aqui (ela não se dá muito bem com o KDE), como já mencionado por alguns colegas do fórum, você deve utilizar o drive do kernel somente.

O drive da AMD é muito antigo e precisa do XORG 1.13 para funcionar, e já estamos no 1 .20. Fora que tem que fazer muitas outras alterações além XORG para que você consiga instalar esse drive, e no final, talvez nem compensa o trabalho todo (a menos que seja pelo aprendizado).

Saudações.

Sua VGA é uma Terascale, Atualmente ela só tem suporte usando o driver Radon que vem no kernel. O FGRLX não é mais suportado nas distros atuais… na verdade nas versões mais atuais do kernel.

Vc pode editar editar/criar um arquivo /usr/share/X11/xorg.conf.d/10-radeon.conf com as linhas:

Section "Device"
Identifier "Radeon"
___ Driver "radeon"
___ Option "AccelMethod" "glamor"
___ Option "DRI" "3"
___ Option "TearFree" "on"
EndSection

Substitua os ___ por espaços.

Por fim reinicie o sistema.

obrigado a todos pelo esclarecimento abraço

Só por curiosidade, tenho aqui um pc de testes, com core i3, 8GB e com uma placa de vídeo bem próxima a esta sua, uma Radeon HD 4650 e, tanto no Mint, quanto no fedora o linux reconhece sem problemas, usando o driver padrão do Mesa.

Captura de tela de 2020-03-15 14-26-21