(ATENÇÃO) Debian com problemas no último kernel + NVIDIA

Fui instalar os drivers da NVIDIA no meu Debian e deu vários erros, tentei diversas vezes procurando um monte de soluções e nada deu certo.
Depois vi um pessoal, hoje mesmo, dizendo que o kernel atualizou e não está compatível com os drivers NVIDIA.
Caso alguém esteja usando Debian com NVIDIA, seja cuidadoso.
Aconselham não atualizar o kernel (paralisar a atualização) até que seja resolvido.

Informações: WARNING!. Problems with the incoming update - kernel 6.1.0-18 & nvidia driver - Debian User Forums

2 curtidas

Olá @JulioMarin, tudo bem contigo?

O Debian em algumas situações é meio chato em relação ao driver da Nvidia, principalmente quando falamos de kerneis mais novos. Eu costumo usar versões não oficiais do kernel para teste e geralmente o Debian reclama, principalmente para compilar o DKMS da Nvidia.

Uma solução de contorno que eu adoto e você pode testar, é desativar a validação de versão do compilador usando a variável abaixo. Defina a variável em um terminal e force a reinstalação dos módulos do kernel com uma atualização ou remoção de um kernel antigo.

export IGNORE_CC_MISMATCH=1

Alterar esse parâmetro ignora algumas validações na hora de compilar os módulos, então existe um certo risco envolvido, mesmo que até hoje eu não tenha conseguido identificar nenhum problema relacionado com isso.

Outras dicas que podem ajudar são:

• tenha certeza de que o pacote “linux-headers” correto está instalado;
  • NUNCA instale o driver pelo site da Nvidia, a menos que você saiba exatamente o que está fazendo.
  • Se o modo gráfico estiver muito bugado, use um TTY para instalar o driver da Nvidia do repositório.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Valeu meu amigo!
Eu deixei sem o driver por enquanto. Não jogo nem mexo com edição, então tá tranquilo!