Até quando irá durar a Crise do Hardware?

Vale lembrar que independentemente da pandemia, foi uma estratégia econômica apostar em redução de juros e perda de investimentos externos.
Como o Brasil produz pouco no comércio global, o dólar já subiria com este tipo de política econômica.
Por esta razão, mesmo que a coisa retorne o normal, creio que temos um novo patamar bem mais alto do dólar.

2 curtidas

Levando em consideração tudo isso, não é de se estranhar a ascensão dos chromebooks.

1 curtida

Quando eu digo que as coisas estão perdendo os limites, some o dólar alto + pandemia + falta de componentes + relação demanda/oferta + preços sem noção da Apple, e o resultado é =

Tudo bem que é uma versão “profissional”, mas, 30 mil em um tablet é “osso”.

2 curtidas

Mas, isso até que não surpreende julgando quanto custava um IMac Pro antes da pandemia:

1 curtida

Você fala crise do hardware em que cenário? Não ando acompanhando o preço de hardware lá fora, mas lembre-se sempre que quando se vai comparar preço, devemos sempre olhar em dólar.

O câmbio ( conversão dólar-real) está muito depreciado.

Ainda somado a outros fatores, devemos tirar os produtos “nichos de mercado”. Sabe-se que existe uma certa mentalidade no nosso país de atribuir um status de riqueza na compra de alguns produtos. Vi alguns usuários de MAC e eles pareciam ter um certo “gostinho” no preço alto dos produtos, pois isso é uma barreira de entrada e o que lhe faz ser um usuário “seleto”, um “privilegiado” em ter um produto de tal estirpe.

Eu aguardaria um cenário pós-pandemia para poder falar em crise do hardware, mas sempre lembrando que preço das cosias sempre deve ser analisado em dólar não em real.

2 curtidas

Neste cenário que se iniciou em 2019 com o dólar a R$ 5,00 depois acrescido da pandemia e falta de componentes no mercado e intensificado pela atividades remotas.

1 curtida

Entendi o seu ponto de vista. No caso não falaria em “crise” mas sim em alta de preços ou “boom nos preços”. O hardware, a meu ver, está em um bom momento: preços altos. Isso incentiva mais players a entrarem no mercado e em talvez numa ampliação da linha de produção.

Quanto essa alta de preços, eu apostaria lá para 2 semestre de 2022. Acho que até o final desse ano a COVID no mundo terá sido controlada e a atividade econômica irá voltar a 100%.

Só compro hardware se o meu der problema ou quando vier o ciclo de baixa do hardware ( preços baixos), provavelmente devido ao boom de produção. Aqui no Brasil, se esse ciclo de baixa vier atrelado ao dólar baixo, aí teremos bons preços.

Valeu pelo tópico.

OFF

É legal a discussão, mas pelo que vi nas regras desse fórum, acho que os moderadores não vão gostar muito…

2 curtidas

A definição de “crise” vem de setores do mercado, alguns estão referenciados nos links.

Bem, o tópico é uma discussão de tecnologia e está enquadrado na categoria de hardware, o tópico já tem mais de 4 dias criado e já foi visto por diversos moderadores (já sobre as mudanças de regras do fórum) creio veemente que não seja off. Se for off-topic eu sinceramente já não saberei mais o que é off ou on.

5 curtidas

eu não disse que a culpa é do dólar. disse que alto preço deriva da política de forte desvalorização do real. como tudo no brasil - como em qualquer outro país - tem todos ou parte dos componentes importados, o preço sobe.

qualquer projeção deste cenário, acho fadado ao erro, devido às inúmeras variáveis. quanto ao coronga, não se iluda. do jeito que as pessoas estão se comportando, sem a menor responsabilidade, muitas mutações ainda virão. este será uma variável das mais improváveis no cenário a médio prazo.

de qualquer forma, é bom guardar o hardware que vc tem, se tiver alguma serventia. rsrsrsrsrs Por exemplo: aquela placa de som pci pro seu nobo. kkkkkkk

Mais detalhes.

1 curtida

“Mineração” de CHIA teria esgotado SSD de 512 GiB em 40 dias.

1 curtida

É global e envolve semicondutores de uma forma geral. As placas de vídeo, por exemplo, desapareceram das prateleiras em qualquer lugar do mundo (você encontra canais como o Linus Tech Tips e Jayz Two Cents, por exemplo, tratando disso).

Falta de matérias-primas e componentes básicos para as fábricas, produção reduzida por paradas (devido à COVID), alta demanda e preços muito mais que altos (já beirando níveis insanos).

Ver RTX 2060 a US$ 780,00 na Newegg é absurdo. Já é o dobro do MSRP.

Conjuntura socioeconômica problemática, desequilíbrio entre bens de produção e de consumo, normalmente definida pelo aumento dos preços, pelo excesso de desemprego, de falências: crise econômica.

É uma baita crise no setor.

2 curtidas

Mais um ponto de vista:

Eu não sou muito simpático às criptomoedas, e estou gostando cada vez menos delas.

Não é a primeira vez que interferem no mercado de informática, e não criam uma demanda sustentável (ou supostamente sustentável) a ponto que justifique aos fabricantes realizar investimentos para ampliar a capacidade de produção.

Parece-me que alguns especuladores tem utilizado delas como instrumentos para “testar” especulação noutros mercados.

Até os trouxas mineradores de criptocoins aprenderem a diferença entre lucro bruto e lucro líquido

1 curtida

Esse cenário esta complicado mesmo, montei meu pc no fim do ano passado e investi em processador e tals e optei por deixar a Placa de video para depois, ou seja… :persevere:

Agora, ainda sem uma placa de video, fui investir em HDD e vi os preços mudando e a expectativa é o aumento de até 200% devido a nova moeda a chia que é minerada em HD ssd:

não tá fácil não pessoas… e caso alguém tenha uma placa de vídeo e esteja disposto a negociar em um preço mais humano avisa ai pq hd eu aproveitei uma promo em preço igual a de 6 meses atras e comprei aqui.

Eu tenho uma placa de vídeo intermediária, que foi comprada antes da primeira crise de mineração, que brinco que é a placa da discórdia (outra história), mas que o preço atual tá tão absurdo que dá vontade de vender e ficar só em jogos 2D na onboard por um tempo.

2 curtidas