Vale lembrar que independentemente da pandemia, foi uma estratégia econômica apostar em redução de juros e perda de investimentos externos.
Como o Brasil produz pouco no comércio global, o dólar já subiria com este tipo de política econômica.
Por esta razão, mesmo que a coisa retorne o normal, creio que temos um novo patamar bem mais alto do dólar.
Levando em consideração tudo isso, não é de se estranhar a ascensão dos chromebooks.
Quando eu digo que as coisas estão perdendo os limites, some o dólar alto + pandemia + falta de componentes + relação demanda/oferta + preços sem noção da Apple, e o resultado é =
Tudo bem que é uma versão “profissional”, mas, 30 mil em um tablet é “osso”.
Mas, isso até que não surpreende julgando quanto custava um IMac Pro antes da pandemia:
Você fala crise do hardware em que cenário? Não ando acompanhando o preço de hardware lá fora, mas lembre-se sempre que quando se vai comparar preço, devemos sempre olhar em dólar.
O câmbio ( conversão dólar-real) está muito depreciado.
Ainda somado a outros fatores, devemos tirar os produtos “nichos de mercado”. Sabe-se que existe uma certa mentalidade no nosso país de atribuir um status de riqueza na compra de alguns produtos. Vi alguns usuários de MAC e eles pareciam ter um certo “gostinho” no preço alto dos produtos, pois isso é uma barreira de entrada e o que lhe faz ser um usuário “seleto”, um “privilegiado” em ter um produto de tal estirpe.
Eu aguardaria um cenário pós-pandemia para poder falar em crise do hardware, mas sempre lembrando que preço das cosias sempre deve ser analisado em dólar não em real.
Neste cenário que se iniciou em 2019 com o dólar a R$ 5,00 depois acrescido da pandemia e falta de componentes no mercado e intensificado pela atividades remotas.
Entendi o seu ponto de vista. No caso não falaria em “crise” mas sim em alta de preços ou “boom nos preços”. O hardware, a meu ver, está em um bom momento: preços altos. Isso incentiva mais players a entrarem no mercado e em talvez numa ampliação da linha de produção.
Quanto essa alta de preços, eu apostaria lá para 2 semestre de 2022. Acho que até o final desse ano a COVID no mundo terá sido controlada e a atividade econômica irá voltar a 100%.
Só compro hardware se o meu der problema ou quando vier o ciclo de baixa do hardware ( preços baixos), provavelmente devido ao boom de produção. Aqui no Brasil, se esse ciclo de baixa vier atrelado ao dólar baixo, aí teremos bons preços.
Valeu pelo tópico.
OFF
É legal a discussão, mas pelo que vi nas regras desse fórum, acho que os moderadores não vão gostar muito…
A definição de “crise” vem de setores do mercado, alguns estão referenciados nos links.
Bem, o tópico é uma discussão de tecnologia e está enquadrado na categoria de hardware, o tópico já tem mais de 4 dias criado e já foi visto por diversos moderadores (já sobre as mudanças de regras do fórum) creio veemente que não seja off. Se for off-topic eu sinceramente já não saberei mais o que é off ou on.
eu não disse que a culpa é do dólar. disse que alto preço deriva da política de forte desvalorização do real. como tudo no brasil - como em qualquer outro país - tem todos ou parte dos componentes importados, o preço sobe.
qualquer projeção deste cenário, acho fadado ao erro, devido às inúmeras variáveis. quanto ao coronga, não se iluda. do jeito que as pessoas estão se comportando, sem a menor responsabilidade, muitas mutações ainda virão. este será uma variável das mais improváveis no cenário a médio prazo.
de qualquer forma, é bom guardar o hardware que vc tem, se tiver alguma serventia. rsrsrsrsrs Por exemplo: aquela placa de som pci pro seu nobo. kkkkkkk
É global e envolve semicondutores de uma forma geral. As placas de vídeo, por exemplo, desapareceram das prateleiras em qualquer lugar do mundo (você encontra canais como o Linus Tech Tips e Jayz Two Cents, por exemplo, tratando disso).
Falta de matérias-primas e componentes básicos para as fábricas, produção reduzida por paradas (devido à COVID), alta demanda e preços muito mais que altos (já beirando níveis insanos).
Ver RTX 2060 a US$ 780,00 na Newegg é absurdo. Já é o dobro do MSRP.
Conjuntura socioeconômica problemática, desequilíbrio entre bens de produção e de consumo, normalmente definida pelo aumento dos preços, pelo excesso de desemprego, de falências: crise econômica.
É uma baita crise no setor.
Eu não sou muito simpático às criptomoedas, e estou gostando cada vez menos delas.
Não é a primeira vez que interferem no mercado de informática, e não criam uma demanda sustentável (ou supostamente sustentável) a ponto que justifique aos fabricantes realizar investimentos para ampliar a capacidade de produção.
Parece-me que alguns especuladores tem utilizado delas como instrumentos para “testar” especulação noutros mercados.
Até os trouxas mineradores de criptocoins aprenderem a diferença entre lucro bruto e lucro líquido
Esse cenário esta complicado mesmo, montei meu pc no fim do ano passado e investi em processador e tals e optei por deixar a Placa de video para depois, ou seja…
Agora, ainda sem uma placa de video, fui investir em HDD e vi os preços mudando e a expectativa é o aumento de até 200% devido a nova moeda a chia que é minerada em HD ssd:
não tá fácil não pessoas… e caso alguém tenha uma placa de vídeo e esteja disposto a negociar em um preço mais humano avisa ai pq hd eu aproveitei uma promo em preço igual a de 6 meses atras e comprei aqui.
Eu tenho uma placa de vídeo intermediária, que foi comprada antes da primeira crise de mineração, que brinco que é a placa da discórdia (outra história), mas que o preço atual tá tão absurdo que dá vontade de vender e ficar só em jogos 2D na onboard por um tempo.