Atalhos para o Arch

E por essas e outras que esse forum e bem superior do que os foruns de GNU/Linux brasileiros… O pessoal simplesmente adiciona e não elimina kkkkk
E uma milagre os arch users não ficarem loucos te chingando por usar uma “metodo de instalação facil” kkkkkkk

1 curtida

Mas esse era o objetivo da postagem: plantar a discórdia fora do Discord… hehehehehe

1 curtida

Eu acho que o ódio a quem instala o Arch com atalhos é porque depois aparece o cara perguntando como faz pra mudar a tela pro HDMI, ou seja, um novato. O instalador complicado teoricamente seria a linha de corte, a prova, e quem não conseguisse concluir a instalação não teria provado sua expertise.

@Capezotte Eu não cheguei a usar o Sabayon, mas o relato do nobre colega Tuxraldo está recheado de informações! Eu sei que ele tem pacotes binários e que há quem consiga transformar o Sabayon em um Gentoo depois. Eu particularmente entrei pela onda de compilar os próprios pacotes otimizados para a arquitetura e processador, então não faria sentido instalar o Sabayon… Mas faria sentido (e inclusive cheguei a) instalar o OpenMandriva que tem distribuição de pacotes já compilados pra arquitetura mzen (dos ryzen).

Opinião sobre os atalhos pra instalação do Arch: Sou contra! O guerreiro precisa mostrar o valor da sua espada! Por outro lado entendo todos que não querem gastar tempo na instalação do sistema. Distribuição é igual carro, cada um escolhe um modelo diferente mas no final serve para ir do ponto A até B.

2 curtidas

Pra mim, o correto é instalar o Arch na mão mesmo. Além de todo o poder de personalização, as chances de uma solução automatizada dar problemas são maiores (na instalação manual você pode ver o que tá acontecendo em tempo real).

Acho que só é justificável usar esse tipo de instalador quando você tem pouco tempo disponível pra

2 curtidas

Sem querer defender nenhum lado, apenas colocando minhas experiências em VM:

  • O Anarchy, um script bem facilitado mas em CLI, deu errado nos repos e a instalação deu erro;
  • O Calam Arch eu instalei uma penca de vezes no Boxes e não deu um problema mais sério até agora (o único problema era no appstream, o PAMAAC vinha “vazio”, sem sugestões - mas o pessoal da comunidade já resolveu, na última instalação que fiz já tinha sido solucionado) - até coloquei aqui prints de um Cinnamon bem customizado que fiz, tá no Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito - #3446 by Eduardo_MS
    Sim, a instalação na unha te dá mais controle - mas no caso do Calam Arch, ele só te oferece pra escolher os drivers de vídeo, acessibilidade, cups, navegadores e a DE - e tudo com direito a selecionar cada item. No mais, ele vem bem “pelado”

Isso, tem o Redcore também.

Distros baseadas no Gentoo que são prontas para uso, eu conheço três: Sabayon (como disse, já usei), Calculate e Redcore. As três tem a proposta de serem “prontas” para uso após instaladas. Nunca testei a Redcore, mas o Calculate (usei no virtualbox) vem bem limpo. Só com coisas básicas, player de áudio/vídeo, navegador etc. Porém ele não vem pelado, vem apenas com poucas aplicações. O que, inclusive, eu acho ótimo.

No canal do Marcos (acho que ele é membro aqui do fórum) o TerminalRoot, tem vídeo sobre essas três variantes do Gentoo. Quem estiver curioso, pode dar uma conferida lá.

2 curtidas

Em breve haverá a brasileira Bentoo também:
https://bentoo.info/

2 curtidas

Aparentemente temos um instalador facilitado do Arch agora dentro do repositório oficial:
https://archlinux.org/packages/extra/any/archinstall/

Pelo que estou lendo é mais uma biblioteca/“helper” para scripts de instalação do que um instalador completo, mas nem essa facilitação eu esperava.

4 curtidas

Ora, veja! Times changes…

bom, na minha experiência, fui atrás do arch pois estava cansado das distros .deb (não acho o apt muito legal) e a propaganda de que você customiza o arch do seu jeito me cativou.

E como não sou um usuário avançado, fui atrás dos tutoriais, e a maioria diziam que esses scripts davam problemas e não eram confiáveis. Por medo de ter que resolver as coisas depois (como eu era um tolo…) fui instalar na unha mesmo, achei que seria mais confiável. Acabei demorando bem uns meses nesse processo, até descobrir o que estava errado com o tutorial e descobrir qual o comando correto que eu tinha que usar. Lembro até que postei aqui a primeira vez que instalei o sistema sem erros, funcionando.

Mas enfim, tudo isso pra dizer que eu como novato não sabia usar esses scripts então para mim não cumpriram sua função, o que foi bom pois aprendi particionamento e algumas coisas más. Mas com o tempo, esqueci o que tinha aprendido com a instalação roots e também tive que lidar com um problema aqui outro ali.

então acho que fica como lição pra mim mesmo: tudo vai ter seus prós e contras e usa o que voce quiser mesmo, dane-se, o objetivo dos dois é ter um sistema instalado no final.

1 curtida

pra galera que quer uma distro baseada em arch, não é só aprender a instalar? se tirarem 2 tardes já é o suficiente pra entender como instala, ninguém é tão ocupado assim pra precisar de algo tão preparado que seja só clicar e instalar, e o próprio proposito do arch-linux não atende a usuários comuns, já testei algumas distros arch-based e nenhuma funcionava sem quebrar, só o proprio arch, com instalação pura, por que scripts também faziam quebrar ou até mesmo nem dar boot.

se querem algo pronto, já nem deveriam procurar isso num arch da vida kk, é só a minha opinião.

6 curtidas

Depende amigo, talvez você não seja, mas eu realmente sou . Sou empresário passo a maior parte do tempo trabalhando, por isso procuro ferramentas que otimizem o meu tempo e minimizem o meu esforço pra fazer o meu trabalho da forma mais prática possível. Eu creio que essa seja a função da tecnologia em nossas vidas, assim como os sistemas operacionais.

No meu ver o sistema operacional seve para ajudar as pessoas a desenvolver tarefas juntamente com os programas da forma mais rápida e fácil, não fazer a gente perder 2 dias configurando coisas que deveriam vir já prontas.

Então não deveria utilizar arch, e sim algo pronto para seu tipo, um sistema pronto, Mac, Windows, ou Pop OS e qualquer outra distro ubuntu-based.

A ideia do arch é você montar seu próprio sistema, não é algo pronto, se não entendeu isso já está o utilizando errado.

2 curtidas

Não é bem a ideia do Manjaro. Até entenderia sua resposta se fosse aplicada ao exemplo, Zen Installer e até certo ponto ao EndeavourOS, mas já faz muito tempo que o Manjaro é independente (até em termos de infraestrutura, como repositórios próprios e ferramentas como o mhwd).

Soa como um entusiasta do Debian reclamando de quem usa a seção multiverse do Ubuntu, já que o propósito original do Debian sempre foi utilizar apenas software livre (sendo que a esse ponto Ubuntu e Debian só compartilham o sistema de empacotamento e parte dos scripts de compilação).

1 curtida

Poxa foi mal, eu estava respondendo a você baseado no tópico falando sobre o Manjaro, agora que vi que parte do tópico de la foi movido pra esse post aquí “Atalhos do Arch”

Realmente a minha resposta ficou totalmente fora do contexto porque eu respondi falando de Manjaro. Desculpa @kisshot_acerola. Realmente o Arch é pra quem quer aprender em quer fazer tudo no braço, quem escolheu ele tem essa visão realmente. Eu busco algo mais pronto, por isso uso Manjaro.

Moderador que moveu o tópico pra cá, ficou confuso pra caramba.

3 curtidas

Arch Linux, na minha opinião, é o primeiro passo para aprender o funcionamento do Linux mas não o aprender o uso das Distros Linux, pois no final ela vai estar funcionando tal qual… Igual automóvel, Eu sei dirigir um carro mas como não sou engenheiro, mecânico nem eletricista de autos, então eu não sei como foi fabricado, como funciona cada peça do carro, pressão de motor, níveis de torque, toe, clutch, ecu, etc… mas eu sei dirigi-lo.

OFF

Perdão o jeito mas, eu acredito que o cidadão que mais se diverte com sua cria é o Linus Torvalds. Ele fica vendo, lendo, inumeras opiniões diferentes com relação a isto e aquilo no Mundo Linux :joy:
Ninguém no Mundo que criou algo deve se divertir tanto quanto o Linus Torvalds. Se eu pudesse fazer uma pergunta em uma entrevista a ele, eu iria perguntar “How do you feel reading the Worlds Linux Users comments, opinions?” Do jeito que o Linus é, talvez venha resposta pesada :joy:

3 curtidas

Realmente, ficou. Tentei adicionar um aviso em cima para manter o contexto da conversa.

2 curtidas

Se funciona para você, fique a vontade para usar meios alternativos. É o famoso “não terceirize suas opiniões/decisões”. Entretanto, do ponto de vista técnico, é recomendado que instale o Arch seguindo as instruções do Arch, pois scripts podem ficar desatualizados, o que pode acarretar em configurações impróprias e/ou depreciadas etc. Existem vários aspectos que podem servir como argumento para desencorajar aqueles que desejam optar por scripts, logo, nesse cenário, optar por distribuições “filhas” do Arch é uma melhor solução. Particularmente, recomendo o EndeavourOS para quem quer ter a experiência Arch, só que facilitada.

1 curtida

Verdade. A Arch Wiki contém muita informação e por isso alguns podem ser sentir intimidados e/ou não entender como prosseguir, principalmente aqueles que não estão acostumados a ler documentação ou que não possuem paciência, mas o procedimento de instalação é simples para quem tem conhecimento básico, como noção de como funciona particionamento, gerenciadores de pacotes e compreensão básica da estrutura de arquivos do sistema. Eu tenho um pequeno arquivo de texto atualizado com o passo a passo para a instalação do sistema base, sem ambiente gráfico, em UEFI. Depois posso estar compartilhando e o mesmo por si só já exemplifica bem que não é um bicho de sete cabeças como fazem parecer.

2 curtidas

A ideia do Manjaro é ser um arch fácil de se instalar, mas pra mim nunca funcionou, sempre quebrou, pelo menos na versão KDE.

Talvez a versão do GNOME seja menos quebrada, mas a versão KDE chega a ficar inutilizável.

Zen Installer também não funcionou legal comigo… EndeavourOS nunca testei, mas vejo bem menos reclamações vindo dele do que do Manjaro.

O ideal pra arch é instalar seguindo a Wiki, o sistema sempre vai estar mais estável, funcional e limpo seguindo a própria wiki.

2 curtidas