Atalhos do touchpad

Boa noite, sou iniciante no ubuntu/linux e preciso de ajuda.
Configurei meu notebook para uso pessoal e notei que não há como programar atalhos no touchpad de forma nativa.
Procurei algumas alternativas e decidi instalar o “fusuma”; no entanto, o desempenho dessa aplicação é muito baixo.

funciona assim:

1. deslizo os dedos
  2. espero 5 segundos
  3. o comando é executado

Notei que ao executar um comando pela primeira vez, as próximas são processadas mais rápidas COM UMA ÚNICA CONDIÇÃO: NÃO POSSO DIGITAR NADA NO TECLADO.

ou seja: ou eu fico usando o teclado sem travamentos, ou eu fico usando os atalhos do touchpad sem travamentos. Alterna-los significa travar!

É díficil explicar digitando, mas espero que tenham entendido.

Gostaria de saber se existe alguma alternativa para se usar o touchpad no ubuntu. Lembro que no elementary OS não tinha esse problema…

Primariamente: Seja Bem Vindo!

Será que instalando esse app com os comandos nesse tutorial de personalização resolveria?

Rauldipeas - Gestures

2 curtidas

testei esse aplicativo também… o grande problema parece ser o xdotool… a melhor alternativa me pareceu ser instalar uma extensão gnome, entretanto nenhuma delas é compatível com a versão 20.04 do ubuntu

https://extensions.gnome.org/extension/1253/extended-gestures/

Até o atalho “Show Desktop” que criei tem a capacidade de travar o notebook, pois também usa o xdotool!!
Tentei uma alternativa de aplicação do próprio “Fusuma”, mas não obtive resultado positivo.