Atalhos de sites criados no Windows não funcionam corretamente no Linux

Alguém aqui ja tentou usar Linux como seu desktop principal e sentiu falta dos atalhos pra abrir sites criados no Windows? Quem trabalha em escritório sabe a importância de ter no desktop o atalho pra abrir sites do dia a dia, o KDE e alguns outros desktops até tem a opção de criar atalho pra site no botão direito do mouse, mas porque o linux não abre um atalho criado no Windows? Quando muito abre como bloco de notas, mas Qual a necessidade de abri-lo como bloco de notas? Por acaso quem cria as distro não sabe que um atalho do Windows que foi criado apenas colando o link de um site foi criado porque o usuário precisa? Se fosse algo menos importante a pessoa deixaria o site salvo apenas nos favoritos do navegador, mas sendo um site muito importante a pessoa cria um atalho no desktop ou em alguma pasta que o atalho serve pra abrir o site clicando no atalho, tanto que isso é importante que no linux (ao menos no KDE) isso também existe, mas porque é que ao copiar os arquivos do usuário que esrabam no Windows o linux abre qualquer arquivos de word, excel, pdf, musica e video. Mas justamente os atalhos o linux não abre ? Nem to falando de atalho pra abrir pastas dentro do Windows, mas sim atalho de abrir sites, isso é algo que deveria funcionar, isso ja esta tempo demais sem solução e nas distro linux ignoram isso demais, sendo que isso é uma dss coisas mais importantes que as pessoas sentem falta ao tentar migrar para o linux,

Porque ninguém fez um software chamado “handler”

Atalhos de internet do Windows são do tipo “Plain text” eles são essencialmente arquivos .ini renomeados e arquivos ini abrem no “bloco de notas”

Como alguém que desenvolve 2 distros: sim, inclusive eu não achava que as pessoas usavam esses atalhos, já que a própria Microsoft desde o XP coloca esses atalhos como hack, a pessoa precisa explicitamente digitar “https” e convenhamos, não é um recurso muito popular

Porque o padrão é diferente, Linux usa .desktop um padrão totalmente diferente e mais flexível, o Windows usa .url

Aqui no fórum, frequentemente mantenedores de distribuições Linux brasileiras fazem posts sobre releases e tal, você chegou a entrar em contato com o mantenedor ou dev? Meio complicado exigir algo sem sequer falar “hey tem um recurso que eu gosto no Windows, tem como replicar no Linux?” Inclusive, caso estivesse pedido, esse recurso poderia ter vindo no Tiger OS do @Daigo

6 curtidas

Inclusive, levei menos de 5 min pra implementar:

2 curtidas

Já sendo incluído no TigerOS

2 curtidas

Você usa KDE plasma, se sim use o Krunner ele abre tudo, é so digitar qualquer coisa na area de trabalho do kde plasma, e pronto para que atalho, pesa muito a sua area de trabalho, fica muita coisa na tela.

2 curtidas

Eu particularmente odeio área de trabalho lotada de coisas e ainda consome espaço. Mas, é uma questão de gosto. Uso muito o Krunner e gosto muito. Esse é um dos motivos de eu não largar o KDE.

3 curtidas

Nossa eu tô impressionado com esse código aí que você escreveu

eu não saberia nem sequer começar a escrever o código desses

Como é que eu coloco isso para funcionar aqui?

Isso é um arquivo que eu tenho que salvar dentro do computador ou é um comando que tem que dar no terminal ?

Daria pra escolher tambem o navegador que vai ser usado pra abrir os atalhos copiados do Windows?

Meu WhatsApp é 22 9 8110-2332 caso queira fazer amizade