Atalhos de programas não aparecem ao instalá-los em flatpak no Wayland

Olá, atualmente estou utilizando o KDE Neon e recentemente quis testar o plasma no Wayland mas ao tentar instalar um programa flatpak no sistema aparece a seguinte mensagem no terminal:

Eu fiz o procedimento de reiniciar a sessão e até memso reinstalei o flatpak na sessão Wayland e mesmo assim não funcionou, só consigo utilizar um programa se eu iniciar ele via linha de comando / abrir ele pelo discover / criar manualmente um atalho próprio pro programa pelo editor de menus do KDE (que no caso fiz isso no Simplenote):

Alguém poderia me ajudar a resolver esse problema?

OBS: Quando vou pra sessão X11 os aplicativos flatpak (OBS Studio e Simplenote) aparecem de maneira normal:

3 curtidas

Instale esse flatpak que serve para editar menus: AppEditor

Com ele você poderá verificar como está a organização dos apps nas categorias do menu, além de poder adicionar e remover os atalhos dos apps no menu. Se o AppEditor também não aparecer no menu, abra pelo terminal para usá-lo.

Teste e veja se funciona.

1 curtida

Na primeira imagem, falta uma dependência do programa. Você deve instalar a dependência usando:
flatpak install org.gnome.Plataform/x86_64/3.38

Sabe a parte “Você deseja instala-lo?” Você precisa responder com Y

Você respondeu com n

Por via das dúvidas, sempre instale com um -yno final:

sudo flatpak install flathub io.github.Qalculate -y
1 curtida

Valeu, vou tentar.

No caso meu problema não é exatamente isso pois eu consigo instalar o programa de boa o problema é que qualquer aplicativo flatpak que eu instale no wayland o ícone dele não aparece nos menus do plasma fazendo com que eu tenha que iniciar o programa via terminal ou criar um atalho pessoalmente pra ele. Tal problema não acontece no Xorg.