Associar extensões a imagens em todos os arquivos

Olá pessoal, boa noite.

Existem uns arquivos meus nos quais não há aplicativo para Linux. Eles são gerados e acessados via uma pasta compartilhada no Virtual Box. Eu cheguei a colocar a logo do software que abre o arquivo, mas vejo que essa logo só aparece no arquivo que eu modifiquei a imagem.

Tem como deixar a imagem do ícone associada a todos os arquivos com uma determinada extensão?

Obrigado.

Tem sim, qual seria a extensão?

Olá. A extensão é bem desconhecida para vocês, eu acho. é .opj É um projeto do OriginLab um software de análise de dados.

Realmente não conhecia essa extensão.

Reli e acabei ficando em dúvida, essa configuração que está tentando fazer é no windows em uma VM ou no Linux? Caso seja no windows, está utilizando qual app para abrir arquivos dessa extensão?

Você pretende somente visualizar ou editar? Vi que existe um app chamado OrCAD PCB Designer (versões para Android, iOS, Linux , Mac OS X , Windows 10 ) que comporta essa extensão:


Também vi que tem a versão somente para visualizar, o que a deixa bem mais leve:

https://www.orcad.com/downloads/orcad-viewer

Olá. Obrigado pela resposta. O host é Linux e ele hospeda uma VM Windows, na qual e rodo o prograca chamado Origin https://www.originlab.com/

Eu preciso fazer gráficos nesse programa. E no meu caso não posso pegar versões alternativas como SciDavis pois outras pessoas utilizam o Origin e ficaria difícil a “comunicação” entre nós.

Entendi, então, nesse caso, gostaria apenas que os arquivos com a extensão .opj abram automaticamente com o Origin e que esses arquivos tenham o ícone do programa. Certo?

Na verdade eu não preciso abrir eles no Linux. Mas seria interessante que no Linux eu visse que esses arquivos eram do Origin, visualizando a imagem do logo no ícone do arquivo. Isso torna mais fácil o gerenciamento dos arquivos no Linux.