O deepin esta criando sua própria assistente de voz aos moldes da cortana e da siri. A minha pergunta é… Uma assistente de voz para desktop é realmente útil?
Confesso que tive a oportunidade de trabalhar com a Siri e com a cortana… Na minha opinião, quando bem configurados, eles são muito úteis, tanto no quesito praticidade, como na produtividade.
Espero de verdade que o Deepin consiga implementar o melhor de todos os mundos, e que possamos aproveitar ao máximo
A idéia de ficar falando com o celular ou com o computador nunca me agradou muito, me parece mais rápido fazer, do que ter que ficar dando comando de voz pra um assistente. Se a tecnologia desse assistente for aberta, pode ajudar outras distros a implementar isso também, apesar de ser uma função que ainda não vejo grande utilidade.
Fato, esse é o motivo que não utilizo em um desktop, até porque teria que deixar habilitado microfone e localização, o que é mais fácil para um notebook, micro nem tanto.
Para celular, tive uma experiencia muito boa com a Cortana no lumia 730. Quando instalei havia uma opção de deixar a Cortana monitorar o dia, coletando dados por uma semana, no começo não via a necessidade, mas resolvi deixar. Com dados de localização, horário de saída e chegada e trajetos utilizados a assistente usava histórico x tempo real para saber que horas eu poderia acordar para não me atrasar no trabalho. Meio confuso, vou exemplificar abaixo:
Imagine o cenário: Com base no histórico a assistente sabia que eu tinha que chegar 8hs no serviço e tinha preferencia por um determinado caminho, que eventualmente poderia estar engarrafado. Caso acontecesse um acidente ela adiantava automaticamente o meu despertador, assim como acontecia de atrasar em épocas de férias escolares, quando o transito fica melhor, ou seja, não tinha um horário predefinido para despertar, dependia do transito e clima do dia (claro que o celular tinha que estar conectado para monitorar durante a madrugada também).
Uma ótima função que não consegui encontrar no androide. De resto, realmente não tinha funcionalidade para mim.
Uma outra observação é que é um grande facilitador para quem tem dificuldade motora.
Lendo a matéria do SempreUpdate a primeira coisa que me vem à cabeça é que um assistente de voz com qualidade irá facilitar muito a vida de pessoas com algum nível de desabilidade (coordenação motora, limitação na visão, etc). Essas pessoas passariam a contar com uma opção complementar aos programas de acessibilidade que já existem hoje nas distribuições Linux.