AsRock vs Linux - bugs

Desde que montei um novo setup, comecei a ter problemas sérios com as distros linux que eu testei (mint e ubuntu).

cpu: ryzen 5 1600
placa de video: radeon rx 570 8gb

De todos os componentes, o único que faz algum sentido conflitar com o S.O é a placa mãe da AsRock A320M-HD.

Exemplos práticos:

1 - Talvez não culpa da placa-mãe em si, mas nenhuma distro reconheceu o adaptador Wireless Usb da D-Link de forma correta. Isto é, reconhecia que era um adaptador wireless, mas o sinal ficava fraquíssimo e instável a ponto de ser inutilizável. Só foi corrigido seguindo esses passos: GitHub - Mange/rtl8192eu-linux-driver: Drivers for the rtl8192eu chipset for wireless adapters (D-Link DWA-131 rev E1 included!)
Apesar de resolvido, no caso do Ubuntu 19.04 ele ainda dá uma bugada as vezes.

2 - No Linux Mint 19.1, sofri com congelamentos aleatórios duas vezes em uma semana. No começo achei que era alguma coisa relacionado ao processador ou à placa de vídeo. Mais detalhes podem ser encontrados nesse tópico:
https://plus.diolinux.com.br/t/resolvido-linux-mint-19-1-congelando-processador-amd/
Para dizer que não fui o único azarado, há um vídeo de um cara relatando exatamente o tipo de congelamento que tive por volta do minuto 3:10:

3 - No Ubuntu 19.04, tive problema no sistema de som. Enquanto nenhum áudio estivesse sendo tocado, um chiado muito forte saia das caixas de som. Quando clicava-se na barra de volume, por exemplo, cessava por 5 segundos até voltar.
Foi resolvido seguindo as instruções desse tópico:
https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2417018

4 - Em ambas as distros, o FreeSync por HDMI num monitor LG gera flickering e glitches constantes apenas com jogos em execução. Curiosamente, se desligar o computador com FreeSync habilitado e reiniciar, os gitches já começam na tela de boot.
O problema persistiu tanto no Mint 19.1 com kernel 5 e no ubuntu 19.04 (também com kernel 5).

5 - Ao tentar instalar o driver proprietário da AMD para Ubuntu 18.04.02 no Ubuntu 19.04 o sistema inteiro simplesmente buga, sendo mais fácil formatar a máquina do que tentar resolver.

6 - No ubuntu 19.04, toda vez que reinicio a máquina, tenho que abrir manualmente (outors locais) os outros HDs que tenho na máquina, se não o sistema não reconhece os arquivos que ali estão. Mostrando apenas o ‘/dev/sda1’ sem mostrar qualquer tipo de informação sobre armazenamento ’ 50,0 GB / 30 Gb disponíveis ’ etc.

Diante de todos esses problemas (que não são comuns) eu pergunto: quem comprou as placas da AsRock (principalmente as mais simples) estão amaldiçoados a nunca ter uma distro linux funcional e sem esses bugs bizarros?
Esses problemas (ou a maioria deles) tem realmente a ver com a placa mãe?

em uma side note, tenho um Mint 19.1 num lenovo thinkpad e funciona perfeitamente, sem bugs bizarros ou qualquer coisa do tipo.

Olá amigo!
Tenho uma placa mãe da Asus, assim como você (modelo A320m-k), estou com tantos problemas para conseguir fazer alguma distro linux funcionar, que estou temporariamente no Windows.

Pesquisei muito, tipo MUITOOOOOOO MESMO. Tem uns 13 meses pesquisando, já mandei mensagem e conversei com o suporte da AMD.

Aqui vai algumas resoluções que encontrei:
1- Nenhuma placa mãe da Asrock tem suporte a Linux e a da Asus, mesmo que com suporte queimou minha CPU. No site de cada placa mãe eles falam da compatibilidade apenas com Windows 10 64 bits (nem a versão 32 bits ou windows 8 ou anterior, são suportados).

2- Depois de muito tempo tendo congelamentos frequentes (3 a 5 vezes diárias) descobri que se desligar o modo automático de energia da placa mãe (Auto -> Currenty typical idle) e aumentar levemente a tensão da RAM, tende a diminuir bastante os congelamentos (1 ou 2 vezes na semana). Algo arriscado, uma vez que irá diminuir significativamente a vida útil do seu Hardware.

3- Depois de um ano tentando usar mesmo com a incompatiblidade, a placa mãe queimou meu processador ( Ryzen 7 2700) durante um dos congelamentos semanais. Precisei trocar, hoje estou com um Ryzen 5 3600XT, e não me arriscaria de forma alguma a colocar uma distro Linux, com chance de queimá-lo também. Mesmo odiando o Windows é melhor do que perder outra CPU.

4- Outra coisa que descobri, é que as distros Linux congelam aleatoriamente até em máquinas virtuas e no WSL. Dessa forma, não adianta colocar Windows no computador e emular o Linux em uma VM, os problemas vão persistir.

Resolução final:

--------- NÃO COMPREM PLACAS SEM PESQUISAR ANTES SE É COMPATÍVEL! ---------

Se quiser uma placa mãe de qualquer modelo pesquise para ver se tem suporte oficial da marca. Outras marcas de placa mãe olhe aqui por exemplo.

Já consideraram usar uma distribuição que não seja baseada em Debian? As vezes realmente uma distribuição acaba casando melhor com determinado hardware. Ficar testando sempre a mesma base acaba não trazendo teste prático.

Pesado. :rofl:
Tá lindo e funciona.

1 Curtida

Já testei tudo: baseado em Arch, baseado em Fedora e distros Debian também, todas deram problema.

1 Curtida

É uma pena, não sou avançado em Linux mas realmente volta e meia leio sobre problemas de compatibilidade acontecendo com Linux.

1 Curtida

--------- NÃO COMPREM PLACAS SEM PESQUISAR ANTES SE É COMPATÍVEL! ---------

Para deixar mais claro NÂO COMPREM, CASO FOREM USAR LINUX. Usuários de Windows parecem não ter problemas com nenhuma placa.

Pesado. :rofl:
Tá lindo e funciona.

Kkkk
Eu usei Windows minha vida toda e sempre gostei dele, mas depois de entrar no mundo do Linux, não da mais pra voltar. É assustador a diferença de qualidade dos dois sistemas.