Desde que montei um novo setup, comecei a ter problemas sérios com as distros linux que eu testei (mint e ubuntu).
cpu: ryzen 5 1600
placa de video: radeon rx 570 8gb
De todos os componentes, o único que faz algum sentido conflitar com o S.O é a placa mãe da AsRock A320M-HD.
Exemplos práticos:
1 - Talvez não culpa da placa-mãe em si, mas nenhuma distro reconheceu o adaptador Wireless Usb da D-Link de forma correta. Isto é, reconhecia que era um adaptador wireless, mas o sinal ficava fraquíssimo e instável a ponto de ser inutilizável. Só foi corrigido seguindo esses passos: GitHub - Mange/rtl8192eu-linux-driver: Drivers for the rtl8192eu chipset for wireless adapters (D-Link DWA-131 rev E1 included!)
Apesar de resolvido, no caso do Ubuntu 19.04 ele ainda dá uma bugada as vezes.
2 - No Linux Mint 19.1, sofri com congelamentos aleatórios duas vezes em uma semana. No começo achei que era alguma coisa relacionado ao processador ou à placa de vídeo. Mais detalhes podem ser encontrados nesse tópico:
https://plus.diolinux.com.br/t/resolvido-linux-mint-19-1-congelando-processador-amd/
Para dizer que não fui o único azarado, há um vídeo de um cara relatando exatamente o tipo de congelamento que tive por volta do minuto 3:10:
3 - No Ubuntu 19.04, tive problema no sistema de som. Enquanto nenhum áudio estivesse sendo tocado, um chiado muito forte saia das caixas de som. Quando clicava-se na barra de volume, por exemplo, cessava por 5 segundos até voltar.
Foi resolvido seguindo as instruções desse tópico:
https://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2417018
4 - Em ambas as distros, o FreeSync por HDMI num monitor LG gera flickering e glitches constantes apenas com jogos em execução. Curiosamente, se desligar o computador com FreeSync habilitado e reiniciar, os gitches já começam na tela de boot.
O problema persistiu tanto no Mint 19.1 com kernel 5 e no ubuntu 19.04 (também com kernel 5).
5 - Ao tentar instalar o driver proprietário da AMD para Ubuntu 18.04.02 no Ubuntu 19.04 o sistema inteiro simplesmente buga, sendo mais fácil formatar a máquina do que tentar resolver.
6 - No ubuntu 19.04, toda vez que reinicio a máquina, tenho que abrir manualmente (outors locais) os outros HDs que tenho na máquina, se não o sistema não reconhece os arquivos que ali estão. Mostrando apenas o ‘/dev/sda1’ sem mostrar qualquer tipo de informação sobre armazenamento ’ 50,0 GB / 30 Gb disponíveis ’ etc.
Diante de todos esses problemas (que não são comuns) eu pergunto: quem comprou as placas da AsRock (principalmente as mais simples) estão amaldiçoados a nunca ter uma distro linux funcional e sem esses bugs bizarros?
Esses problemas (ou a maioria deles) tem realmente a ver com a placa mãe?
em uma side note, tenho um Mint 19.1 num lenovo thinkpad e funciona perfeitamente, sem bugs bizarros ou qualquer coisa do tipo.