Olá, e boa noite(ou dia/tarde) a todos. Vim compartilhar um acontecimento que tive ao tentar instalar o OpenSUSE Tumbleweed no meu Notebook, o titulo fará sentido no final da história…
Eu havia parado de saltar distros quando achei o Fedora e curti, mas não por ter me apaixonado e particionado uma parte do meu coração para a distro, mas por ter tido uma enorme dor de cabeça tentando instalar o OpenSUSE Tumbleweed(KDE Plasma)*…
Eu fiz tudo direito, boot, install, arrumei as partições, absolutamente tudo correto.
Instalava, rolava o reboot, removia o sd, e seria feliz…Só que não. Quando chegava na tela inicial, trackpad, teclado nativo, mouse e teclado usb, nada funcionava!. Nem sequer funcionava o Hub USB-C que eu tenho, mas as luzes acendiam e tudo…
“…Nada funciona! Nada do que é do pobre funciona!..”
Então comecei a saga, reiniciei, tirei teclado, mouse, Hub…Nada…
Em dado momento, ao deixar o laptop puro, sem nada conectado nele, ele funcionou! Ai eu pensei, “Bom, vou procurar o que pode ser, pois ta funcionando, talvez seja o hardware, drivers, algo do tipo.”
Olhei forum, guia, tudo que é informação que eu achei, joguei no terminal e conectei os periféricos, e funcionou! Fiquei bem feliz que tinha sido só isso o problema, reinicie o sistema e novamente não funcionou! Dai eu tentei mais algumas vezes e desisti…
“Você bem que podia simplesmente usar o seu laptop seco, se o problema era só esse.”
Não, com o teclado e mouse eu fico confortável, e não é que eu odeie usar ele sem nada, mas tem que puxar o carregador junto, pois o notebook é da Samsung, a bateria se auto desativa após um ano de vida, e eu não to afim de pagar ≈R$300,00 em uma paralela, e eu nem te conto quanto a original está… É o preço que se paga por não pensar bem as vezes, mas o notebook é ótimo, por sinal, mas isso foi um devaneio. Tenho que achar lugar com tomada, usar extensão, e a mesa que eu comprei pra customizar meu cantinho fica meio vazia…
É sério, eu tentei de tudo, fiquei sem paciência até mesmo pra pedir ajuda aqui, ver se alguém teve o mesmo problema e tal, e como eu tinha curtido a Fedora, voltei pra lá e fiquei um bom tempo, mas na minha cabeça dava aquela coceira, OpenSUSE ainda estava lá…
Passado um tempo eu vi um vídeo falando sobre a distro, ai eu pensei, “Eu ainda estou aprendendo sobre o Linux em si, então eu não vou correr do problema não, vou tentar mais uma vez”.
Fiz tudo corretamente novamente, e depois do reboot, tudo funcionava! Parecia magia, mas não era, simplesmente pegou, e eu havia tentado diversas vezes antes.
Mas tinha um detalhe, e nessa história conveio eu ocultar um detalhe, bem tosco mesmo, pra deixar ela, talvez, cômica aos olhos de quem lê. Ao dar reboot, tem aquela aba, na maioria das distros, apresentando o sistema, apps, sobre a distro, etc…
Mas a aba, mesmo estando aberta, não aparecia na área de trabalho, mas estava na ‘barra de tarefas’… O detalhe que eu omiti foi que eu tenho uma TV 32 polegadas em um suporte, conectada na entrada HDMI do Notebook, mas a tela só funciona se eu pressionar os botões…
Resumo do acontecido: Todas as vezes que instalei o SO, tudo funcionou, todos os periféricos, Inclusive a TV, que entrava como tela também, onde o ponteiro e as teclas estavam aparecendo, e como ela só dava imagem no apertar de botões, sua tela ficava apagada…
Mesmo ao ligar o Notebook, ela não dava imagem, só ao meu querer, e nisso o notebook reconhecia ela como segunda tela mesmo estando apagada.
No fim das contas o sistema nunca falhou, nem o hardware, mas o que falhou foi meu cérebro, que estava claramente com sua tela apagada.
“Jogue-me aos lobos, e eu voltarei em uma caixa de madeira fechada debaixo do solo, se sobrar algo.”
Eu não sou um cara acostumado com duas telas, a TV é algo recente e eu só uso com um PS4 Slim, mas deixava conectado no notebook um outro cabo sobrando pra caso eu queira assistir algo ou jogar no notebook mesmo. ![]()