O Chromium é um navegador que dispensa comentários e está presente no repositório da maioria das distros, sendo que eu acho que seria uma melhor opção como navegador pré-instalado pelos seguintes motivos:
1- Segurança
O Sandbox do chromium é muito melhor que o do Firefox
4- Compatibilidade
Hoje os sites são feitos para rodar no chrome/ium, tendo melhor compatibilidade nesse navegador. Eu mesmo experienciei mais de 1 site que não funcionava bem no Firefox.
Acho que não deveria incluir nenhum, quando a distro se propõe a ser “user-friendly”, acredito que algo como somente um ícone, com o indicativo de ser um navegador ou próximo, mas que ao clicar abre-se uma janela onde teria as principais opções, permitindo o usuário optar por qual julgar se o “melhor” , e então em um click de sua escolha prosseguiria com a instalação do mesmo, em seguida abrindo-o…
Acho uma ótima ideia! Já está na hora de espalhar o Chromium. As pessoas acham que é Chrome, Edge ou Firefox, sendo que o Chromium é a melhor alternativa.
“Não importa o quanto o software/tecnologia seja boa, se a comunidade ou o ambiente de desenvolvimento não for favorável ao que outros devs esperam, não irão adotar…”
Falando pelo que vi do Fedora:
Já vi alguns devs do Fedora (e outras distros) falando como o desenvolvimento do Chromium é “fechado” mesmo sendo “open source”. Talvez o time de desenvolvimento do Chromium tenha menos abertura a implementações que as distros gostariam?
Mas o fato é que no Fedora existe mais contribuidores que preferem trabalhar com Firefox do que Chromium, do contrário o Chromium poderia sim ser default.
Creio que seja na mesma pagada em outras distros, mas vou deixar para os colegas…
Nessa questão do desenvolvimento eu concordo, é um problema! Vi isso quando a comunidade BSD tentou colocar os patches upstream, infelizmente não aceitaram e não parece ter um grande motivo, só escolha deles…
O Chromium não é um navegador servido como produto final, já o Firefox sim! O Chromium em uma instalação padrão nem suporta conteúdo drm só pra citar um exemplo.
Portanto acho que seria um erro substituir um produto “completo” de mercado como o Firefox por um produto que basicamente é só um Chrome "incompleto"e que serve mais como base de desenvolvimento de outros projetos de navegadores.
Então ao meu ver essa seria uma péssima decisão que poderia vir até a atrapalhar a experiência de uso da web dos usuários.
O Google põe dinheiro no desenvolvimento do Chromium, mas é muito provável que mantenha rédeas curtas sobre os desenvolvedores.
Boa! – Isso é ótimo, do ponto de vista da “amigabilidade” (user friendly).
A única “crítica” que se poderia fazer, é que, já vir com 2 navegadores instalados, significa algum “bloatware”. – Mas usuários novatos preferem já receber tudo pronto para usar.
Infelizmente eu só uso o Firefox por causa de uma coisa que existe que nenhum outro navegador baseado no Chromium consegue. Afinal, essa funcionalidade foi removida pelo Google e ninguém se interessou em reimplementá-la. Os tapa-buracos que tentam consertar o problema causam risco de segurança com extensões questionáveis.
Uma consequência disso é que tem mais “trabalho invisível” feito pelos empacotadores (downstream) para deixar o Chromium utilizável. Vários recursos, como decodificação acelerada por hardware, são os times das distros quem adicionam de forma não-oficial reutilizando patches rejeitados pelos desenvolvedores.
Fora que ele demora uma eternidade para compilar (no meu Gentoo, pelo menos 12 vezes mais que Firefox). No Artix, por exemplo, o Chromium é um dos poucos pacotes cuja compilação não é automatizada.
Uma péssima ideia. Atualmente vivemos no monopólio da base chromium nos navegadores, sendo o Firefox e o Safari (apple) os que restaram de grandes competidores que não se renderam.
Realmente, o Chromium não suporta conteúdo DRM, e quando o usuário quiser usar um serviço do Google fica capado (não é possível usar o microfone nos serviços do Google, por exemplo).
Além disso, não é bom sucumbir ao monopólio. Mas não uso o Firefox como forma de resistência, pois ele me parece ser o melhor navegador para mim. Firefox sempre funcionou melhor para mim, o Chrome sempre me presenteou com diversos problemas, falta de recursos e até mal gerenciamento de memória.
Uma forma eficaz e funcional (de preferência nativa e sem depender de terceiros) de desativar o autoplay de vídeo e/ou áudio, por exemplo, do YouTube, sites de notícias etc.
Nada mais chato que abrir 7 abas de vídeos no Youtube e ter que correr cada uma pra mutar manualmente ou parar o vídeo de ir carregando. Na verdade, mutar até tem como, mas continua rodando gastando banda e atrapalhando a visualização do vídeo principal que você vê. Eu quero simplesmente abrir o vídeo em uma nova aba e que ele fique assim:
(Exemplo de vídeo). Ao abrir, o vídeo abre automaticamente pausado e carrega o mínimo possível. Não toca som chato, nem atrapalha.
Essa função só existe no Firefox dos poucos vídeos que testei.
O Edge só pausa os vídeos com delay e se abrir em nova aba, clicando nela.
Pelo que pesquisei essa função foi removida do Chromium (e consequentemente) de todos os outros Chromium-based, como Chrome, Vivaldi, Brave, Opera, Edge etc e tal.
Eu discordo, na minha opinião pode vir com Firefox que todo mundo conhece, caso prefira usar outro é só instalar. O Firefox é livre, transparente e seguro. O Chromium não tem nem conta do usuário. Firefox é uma tradição no mundo linux.
Poderia ser perguntando durante a instalação do sistema qual o browser de preferência do usuário e entre as opções colocar os mais famosos (sendo proprietários ou não).
O browser é um dos aspectos mais importantes do computador.
openSUSE, Arch (usando o archinstall) , Arco Linux e EndeavourOS são algumas distros que pode-se instalar sem vir um browser ou escolher um ideial para o usuário…
A questão é que o pessoal (erroneamente) trata o Chromium como um produto final que está competindo com Firefox, Opera, Edge e Chrome quando na verdade o proposito dele é bem diferente. Ele nem deveria ser recomendado para uso por usuários leigos na minha opinião. Vejo o uso dele mais para o cenário de desenvolvimento mesmo e não pra quem só quer navegar em sites, ver sua netflix ou sincronizar marcadores e senhas entre seus devices.