O que vocês acham do artix comparado ao arch linux? Vale a pena usar por conta de ser sem systemd? Ele é realmente mais rápido? Estou muito tentado a usar a distro. Alguém que usa/ já usou, pode me dizer como é a experiência?
Já usei ambos, tanto Arch (systemd) quanto o Artix (openrc). Alias, o Artix trás três inits diferentes, o S6, o Runit e o Openrc.
A diferença maior pro Arch, além dos init system, é a instalação. Mesmo em modo texto, tem menos passos que o Arch puro. E o pessoal do Artix disponibiliza isos com alguns ambientes pré-configurados. Na prática, embora o Artix seja uma opção systemd-free, ele segue a ideia de todas as arch-baseds, que é, essencialmente, fornecer um arch mais fácil de instalar e já pré-configurado após o primeiro boot.
Essa opção de usar distros sem systemd é muito pessoal. Só testando pra saber se vale a pena. A galera que usa o Void Linux, elogia bastante a velocidade do Runit. A desvantagem dele em relação a outros, é em relação as informações e dicas. Já pesquisei sobre ele na net e tem bem menos material. O Openrc, por exemplo, tem muita coisa, por causa da wiki do Gentoo. Agora, dentre as muitas críticas que se faz ao systemd, a velocidade de boot não é uma delas. Pelo menos eu não vejo o pessoal reclamando desse ponto.
Acho que no seu caso, é testar mesmo e ver o que acha. Em relação a pacotes, você tem as mesmas coisas que encontra no Arch, sem o que depende do systemd, obviamente. Na experiência que tive com o Artix + xfce + openrc, se mostrou uma distro muito responsiva e rápida. E olha que eu testei a um tempão atrás, e olhando no site e no fórum oficial agora, parece que o projeto já se desenvolveu bastante.
@Caue se resolver testar o Artix com runit, depois posta suas impressões ai pra gente. Nunca usei o runit, apenas li relatos de usuários do Void e do Artix, fiquei curioso.
Caso você não trabalhe diretamente com gerenciamento de servidores, corre o risco de, na prática não mudar muita coisa.