Artigo fala sobre como fazer backup da sua conta do Google

Eu estou postando pois já faço parte das dicas citadas em um computador com Ubuntu.
O artigo fala sobre usuários que tiveram suas contas do Google desativadas e perderam todos os dados.
No meu computador eu tenho o Thunderbird em que faço o download de todos os e-mail usando IMAP. Se perder a conta posso abrir uma nova e continuar a troca de e-mails informando ao remetente que é uma nova conta.
Uso o Insync para fazer backup para o SSD de todos os arquivos do Google drive.
Uma dica que já usei mas que tenho que ter o hábito de fazer com mais frequência é exportar os contatos do celular. Basta abrir o aplicativo contatos no celular e selecionar exportar. Vai ter uma opção em csv e uma em vcard. Aí você pode exportar para o Evernote.
Nunca fiz o takeout das fotos no Google fotos mas até a mudança do serviço em 2019 tenho as fotos salvas no SSD e catalogadas pelo shotwell na pasta imagens. Falta fazer um takeout das fotos mais recentes e depois com um cabo USB importar do celular as mais atuais.
Tenho uma conta espelho do Google e configuro por alguns dias o celular para salvar nela e assim tenho uma segunda chance caso não cancelem as duas contas.
Uso muito o Google docs para gerar arquivos rápidos mas salvo o que é definitivo em docx ou odt e estes arquivos ficam sincronizados pelo Insync no SSD.
Os arquivos salvos pelo Insync eu faço backup em um HD.
Uso o ecossistema do Google intensamente mas tudo pode acabar ou pode dar errado e aí podemos ter um plano B.
Posso configurar o celular Android para usar outra conta , importar os contatos e através do Insync fazer upload dos arquivos da conta antiga para o Google Drive.
Espero que o artigo ajude vocês também.

1 curtida