Arrumar o grub sem formatar

Meu pc está dando esse erro, como que faço para arrumar o Grub do Linux mint sem formatar?

isso não é um erro exatamente
o grub cai aí quando falta um arquivo grub.cfg na pasta dele
vc não precisa do arquivo grub.cfg tho, você pode dar comandos pra poder dar boot na distro ou no windows daí mesmo se vc quiser, supondo que vc queira dar boot em alguma distribuição linux, os comando seriam assim:

set root=(hd0,msdos1)
linux /boot/vmlinuz-linux root=/dev/sda1 rw
initrd /boot/initramfs.img
boot

os comandos são resumidos a:

set root=(hd0,msdos1)

esse comando escolhe qual o HD vc vai usar como o / (para o grub, não para o linux)

linux /boot/vmlinuz-linux root=/dev/sda1 rw

linux é um comando do grub que carrega o kernel, na frente vc coloca o caminho e os argumentos, obrigatoriamente vc tem que ter o comando root=/dev/sda1 (se o seu kernel estiver na /dev/sda1, claro), e, não tenho certeza, o rw também

initrd /boot/initramfs-linux.img

é a imagem de iniciailização, segue o mesmo padrão do comando linux só que sem argumentos na frente, e se suporta eu não sei, já que nunca precisei

boot

dê boot

vc pode digitar ls que o grub vai listar todos os discos disponíveis e vc pode listar os arquivos deles usando, por exemplo, ls (hd0,msdos1)/ (precisa da barra no final pra listar os arquivos), diferente do bash, o grub não navega por pastas, então se vc quiser ver o conteúdo de uma pasta vc vai ter que digitar o caminho inteiro, se quiser ver o conteúdo da sua home por exemplo:

ls (hd0,msdos1)/home/daniel/

1 curtida

Tudo o que vc precisa saber pra dar o boot manualmente:

1 curtida