Arrumando o widevine e o ffmpeg no opera-browser(deb)

Sempre tive estes tipos de problema com o Opera (meu navegador padrão) apenas os videos do Youtube funcionavam perfeitamente, qualquer tipo de mídia fora do Youtube não era reproduzida.

Recentemente consegui resolver estes problemas e queria compartilhar isso com aqueles que sofrem do mesmo. Aqui está o link para o meu Github com as informações para arrumar estes problemas. widevine-and-ffmpeg

Espero ter ajudado. Vou deixar algumas prints dos serviços que antes não funcionam no opera.

Spotify Web:

Netflix:

Meio chato esse problema. Aki no Ubuntu resolvo da seguinte forma: Instalo o Chrome, baixo o arquivo libffmpeg.so e coloco dentro do diretório Opera. Só isso msm. N entendo porq o pessoal do Opera não faz igual o Vivaldi e deixa tudo já funcionando após instalar. Por isso que quando sair o Edge pra o Linux eu vou migrar pra ele.

1 curtida

Sim. é um problema bem fácil de ser resolvido. Mas eles escolheram deixar o opera dependente de outros pacotes (chrome e chromium), o grande problema mesmo foi quando a chromium passou a ser snap (pelo menos oficialmente), e isso acabou quebrando a dependência do libffmpeg.so que o opera tinha com o chromium, nos arquivos de configuração do libffmpeg do opera, ele ainda aponta para o antigo diretório do chromium, e o arquivo de configuração do widevine aponta pro diretório de instalação do google chrome

Exato. Esse é o problema. O ideal seria o Opera ter esses dois diretórios em sua própria pasta sem depender de outros arquivos.

Sendo o mais sincero possível, eu não sei se é preguiça de arrumar as dependências(ffmpeg) ou de simplesmente apontar um diretório(widevinecmd), mas me parece que o opera não liga muito pra esse tipo de problema que possui uma solução simples, na minha postagem no github o meio pra resolver o problema do widevine (pelos diretórios que o próprio arquivo de configuração do opera apontava) ele dependia do google chrome.

Mas dando mais uma olhada nisso eu achei a pasta WidevineCmd dentro do “.config” do opera… ‘-’

A solução se torna mais simples ainda, só precisamos apontar este diretório dentro do arquivo de configuração do widewine. No caso este:

O conteúdo original do arquivo é este:

Apenas substitua pelo diretório do seu widevine, que fica dentro de (/home/seu-usuario/.config/opera/WidevineCdm/4.10.1610.0/), ficaria assim:


Não esqueça de trocar o conteudo depois de (/home/) pelo nome do seu usuario.

Não é só instalar o Opera via snap? quando eu usava o Opera e tinha esses problemas era com a versão .deb do site, na versão snap funcionava tudo normal

Bem lembrado! Já configurei assim no passado. Não depende mesmo do Chrome. O que dá raiva é falta de “senso” dos caras de resolverem esse simples problema.

1 curtida

Sim, seria o mais viável a ser feito, mas no meu caso o snap do opera acabava não ficando como o esperando com um tema dark, dai acabei fazendo esse post para quem quer continuar na versão .deb e resolver esses problemas simples.