Arquivos de Conf de Inicialização de Programas Adicionais

Olá a todos. Boa noite.

“Andando” aqui pelo forum, fiquei inspirado a fazer -finalmente- um script de pós instalação do sistema operacional. Eu tinha dado um tempo no quesito de trocas de distros, mas agora voltei de novo nessa prática. Então pensei em automatizar alguns passos.
Vi o vídeo do Dio que ele fala sobre esse script e me ajudou também. Vi alguns aqui na plataforma que tomei como atividades para incrementar e tudo mais.

Após instalar uma nova distro eu sempre coloco 2 aplicativos na inicialização do SO, por aquele menu de colocar apps na inicialização. Dá super certo.

Mas agora, com o script, quero ver uma forma deixar isso automatizado. Sei que fazer manualmente não vai me arrancar as mãos, mas porque não colocar também no script?

Acima está o menu do próprio SO. Eu quero saber onde estão esses arquivos que fazem esses programas adicionais iniciarem junto com o sistema. Alguém pode me dar um rumo? Só preciso do caminho desses locais aí, para eu poder entender como funciona a coisa toda. Porque aí eu edito os meus.

Ah, estou usando agora o Pop_OS.

Nele vi um caminho /etc/xdg/autostart mas ainda não é o que eu quero. Nele não encontrei esses outros apps da imagem acima.

Vi em outros cantos sobre ~/.config/autostart, mas não achei. Vi os arquivos rc1…5 mas não consegui compreende-los.
Eu tentei fazer o máximo sozinho que considerei que conseguia. Mas acho que esgotaram minhas possibilidades conhecidas. Alguém pode me ajudar?

Obrigado a todos.

Passei a madrugada estudando e realizando testes.

Consegui achar o que eu queria.

Quando se abre o “Preferências dos aplicativos iniciais de sessão” no Pop_OS e cria uma nova entrada, esse “nova entrada” faz com que o sistema crie o diretório /autostart em /home/$USER/.config/. Ficando assim:

user@pc:~/.config/autostart$

Dentro desse direitório que ficarão as novas entradas de configuração de programas adicionais inicializados juntos com o sistema.

22-jun-2020--06-56

A estrutura é basicamente assim:

[Desktop Entry]
Type=Application
Exec=comando a ser executado / programa
NoDisplay=false
X-GNOME-Autostart-enabled=true
Name[pt_BR]=Nome-que-voce-definir
Name=Nome-que-voce-definir
Comment[pt_BR]=
Comment=

Para colocar isso no script eu tive que primeiro criar a pasta manualmente /autostart pra só então conseguir criar a entrada de maneira manual.
No meu caso, eu defini duas variáveis com os respectivos programas que eu queria, criei a pasta e colocar os conteudos das variáveis dentro dos respectivos .desktop.

mkdir /home/$USER/.config/autostart/
echo “$kde_ini” > /home/$USER/.config/autostart/kdeconnect.desktop
echo “$flame_ini” > /home/$USER/.config/autostart/flameshot.desktop

Detalhe: no script não tem “sudo” antes do “mkdir”. O script também não foi executado com sudo. Nos testes, colocando sudo ele criava o diretório no root, coisa que era para ser feito em meu usuário, então removi o sudo e nem executei o script com sudo.

Concluindo: praticamente eu fiz o que já se tem na internet, só que nesse diretório e criando ele na mão. Os conteúdos que encontrei já consideravam que ele existia, por isso minha compreensão tinha ficado confusa; A não ser que em outras distros realmente ja exista e ainda eu não saiba;

Obrigado a quem leu e me desculpem se criei um tópico simples demais.

1 curtida