Arquivo .iso vira dispositivo?(RESOLVIDO)

Estou com um problema, bom meu amigo que é usuário de windows quer ir para o linux e pediu uma ajuda já que eu tenho mais experiência nisso que ele, sou um usuário de linux que não conheço muita coisa só o básico necessário pra usar o sistema e instalar programas que eu precise, então fui criar um pendrive bootável pra ele, fui baixar a .iso do linux mint 19.3 cinnamon 64bits, baixei de boas, porém quando fui procurar o arquivo .iso pra criar o pendrive de boot, simplesmente o arquivo que baixei que deveria ser .iso foi para a media e é um dispositivo, não consigo excluir a pasta pra tentar outro download e nem consigo usar essa pasta para nada, não vejo nenhum sentido nisso, mas acho que possa ser um erro de inciante simples de resolver, peço ajuda para possivelmente termos mais um usuário Linux.(Obs: Eu uso o Kubuntu 20.04).

1 curtida

Este erro problema ocorreu em uma distro Linux ou no Windows?
Tente “ejetar” a media (Botão direito > Ejetar disco). Provavelmente por ser um “disco em uso”, você não pode deletar nem editar o arquivo.

Distro Linux meu querido, sistema é o Kubuntu 20.04, vou tentar isso obrigado.

Cara, só aparece desmontar, o simbolo dessa função é o mesmo que o do ejetar no meu sistema acho que é a mesma coisa, apertei, desapareceu da media, mas assim que eu dou um clique ele volta ao normal e mesmo “ejetado” ou “desmontado” ele ainda consome a memória do meu note

1 curtida

Você pode cria o pen drive abrindo um ponto de montagem como você fez e copia os arquivos para o pendrive (formata ele primeiro) ou você pode usa o Balena Etcher para cria o pen drive bootavel:

Cara, a questão não é como eu vou criar o pendrive bootavel a questão é como eu vou excluir ou apagar esse “dispositivo” que eu baixei como arquivo .iso pra criar o pendrive, estou com problema com relação ao arquivo .iso que virou um dispositivo mas na verdade não é, mas muito obrigado pela recomendação de programa, antes eu usava o startup disk creator que vem padrão, mas vou ver esse daí

Você não vai apagar nada. O arquivo ISO está correto.
Se estiver “Montado”, desmonte (ejete), conforme o @Fritzzin comentou. Não clique mais nele. Deixa ele quieto.
Você vai abrir o BALENA ETCHER e gravar a iso no pendrive. Ou o próprio disk creator que você comentou.

1 curtida

Ata me desculpa acho que entendi errado, mas deixa eu vê se agora eu entendi. Baixei uma ISO aqui pra demonstra pra vê se é a mesma coisa que aconteceu com você, vi que você falo que usa o Kubuntu 20.04 e eu também então você também está usando o Dolphin, bom eu baixei a ISO e quando dei dois clicks nela fez uma montagem da imagem assim:


Se for isso basta clica com o botão direito no ponto de montagem que no caso aqui é o CDROM e ir em “Desmontar” e após isso você teria que reinicia o sistema pra ele sumir eu acredito que isso deve ser um pequeno bug do Dolphin que não está deixando ele sumir. Reiniciei o PC e repara que o CDROM sumiu:

Como disse antes deve ser um bug do Dolphin mesmo, basta Desmontar e reinicia. (Acredito que logo eles devem corrigir isso, mas se for isso não se preocupa é só um bug visual e isso não vai te afetar em nada.
Caso quiser conferi antes de reinicia se realmente o ponto de montagem sumiu você pode usa esse comando:

ls /media/$USER/

Se caso tiver algum ponto de montagem ira retorna o nome dele, se caso ele for Desmontado com sucesso não irá retorna nada. Assim como está no meu:

2 curtidas

Nego, valeu pela dica, mas a do YugiMoto funciono e do jeito que queria, mas muito obrigado mesmo por ter perdido tempo comigo.

Você é lindo cara, se eu pudesse te daria um beijo, um abraço e um chocolate, quando eu crescer quero ser igual à você!