Armazenamento de artigos em um blog

Tenho pensado em começar um projeto pessoal e gostaria de saber como é feito o armazenamento de artigos/posts em um blog tipo o diolinux, são colocados em um banco de dados e renderizados um a um ou há outras maneiras de se fazer isso?

Olá @LCRERGO

Existem algumas maneiras, vou fazer um resumo de algumas possibilidades e citar algumas plataformas.

Sites dinâmicos

Nos sites dinâmicos o conteúdo pode vir de um banco de dados e este conteúdo é renderizado (“montado”) sempre que pessoa acessa a pagina ou atualiza essa página.

O código dessas páginas não é compostos apenas por HTML, CSS e Javascript, é comum ter TAGs de alguma linguagem de programação (PHP, Java, Python, etc) no meio do código HTML, essas TAGs realizam a renderização do conteúdo e podem ser feitos laços de decisão, repetição, etc.

Neste caso você tem pelo menos 2 caminhos, criar o seu próprio CMS (Content Management System - sistema de gerenciamento de contudo) utilizando algum framework como:

  • Ruby on Rails.
  • Laravel (PHP tem vários, cite apenas 1).
  • Django (Python tem muitos outros também).
  • JavaServer Faces (entre outros :smile:).

É uma ótima forma de aprendizado (isso se você pretende apender desenvolvimento web), no entanto se o seu objetivo é apenas gerar conteúdo isso pode não se uma boa solução, visto que você terá que ter tempo para desenvolver e manter essa solução personalizada que você está criando.

Outro ponto EXTREMAMENTE importante é verificar se a sua hospedagem suporta a tecnologia que está sendo utilizanda, caso contrário você irá criar e não poderá hospedar de forma simples.

Como exemplo vou deixar um tutorial do Django Girls:

OBS: Se o pessoal do fórum souber de outros tutoriais em outras linguagens, favor postar nos comentários.

Bom se você não for desenvolver uma solução do zero o comum é utilizar um CMS pronto entre os principais (pelo menos pra mim), temos:

Eles irão permitir que você foque apenas em criar o conteúdo e costuma ter plugins para diversas finalidades.

Novamente verifique se a sua hospedagem suporta os mesmos.

Sites estáticos

Sites estáticos atualmente são tendencia :sunglasses:, as páginas são criadas a partir de arquivos de texto escritos normalmente em Markdown ou reStructuredText.

No caso de site estáticos é recomendada a utilização de geradores de sites estáticos como:

Esses arquivos de texto são renderizados antes de serem hospedados, o que gera paginas HTML com conteúdo estático (o conteúdo já está lá no código HTML), quando o usuário acessar a página ou atualizá-la o conteúdo está sempre pronto.


Para quem quer criar um portifolio ou mesmo uma página para projetos pode-se utilizar um gerador de sites estáticos juntamente com:

No caso das 3 plataformas citadas a cima não é necessário instalar nada, basta criar um repositório e colocar o conteúdo em uma pasta especifica depois é só ir nas configurações do repositório, ativar a pagina e selecionar o tema.

OBS: Se não me engano esses servições não costumam ser indexados pelo Google, é bem possível que essas paginas não apareçam em resultados de pesquisa (acredito que exita uma forma de fazer aparecer).


No caso do site Diolinux, se não me engano, posso estar falando bobagem, eu acho que ele utiliza o Blogger como plataforma, o que é uma ótima opção, você foca em criar o conteúdo e futuramente você pode comprar um domínio e redirecionar para ele.

Outras opções:

Particularmente não vou colocar vantagens ou desvantagens das soluções apresentas neste texto, isso porque acredito que é uma questão de testar e verificar qual atende as necessidades de cada um e até mesmo do publico que se deseja atingir.

6 curtidas

Realmente. No GitHub tem como inserir scripts de monitoramento de atividades, mas não tem como indexa-lós. Acredito que pelo menos, no plano free, não tem jeito. Já no plano premium, já ouvi falar que conseguem indexar.

Apenas uma opinião, aberta a controvérsias.

Quer fazer um blog? A não ser que você tenha uma restrição muito séria, vai de Wordpress:
é fácil, é compatível com tudo, é eficaz, tem documentação e dúvida de todo o nível de tipo de usuário, e a não ser que surja algum problema específico que ele não dê conta de tratar adequadamente (um provável: spam), vá por ele.

Você já vai ter modelos prontos (e aí, se quiser, pode dedicar-se apenas à personalização ou algum detalhe muito específico), e vai produzir o que é realmente importante, o conteúdo do seu canal.