Armazenamento de arquivo tipo cloud só que sem big tech no pé

Lá vem eu com idéia maluca denovo, tô a uns dias trabalhando num projeto no mínimo ambicioso. Sempre tive um pé atrás com segurança quando a questão é arquivos, raramente usava cloud-based por isso, mas ultimamente eu percebi que tava precisando e sinceramente, eu não ia me render tão fácil assim não, comecei a escrever, desenhar no Figma e tirar do papel uma espécie de “Google Drive” baixa renda, self-hosted e direto ao ponto, sem muita firuleira, inclusive a instalação vou tentar fazer o mais simples possível, pensando até em fazer um .sh que instala todas as dependências pra ficar fácil até pra um cachorro instalar. Não tenho previsão de lançar ainda pq a versão web é só uma parte, pra ficar completo mesmo precisa de um aplicativo, que provavelmente vai ser o mais demorado de ficar pronto. Qualquer sugestão é bem vinda.

4 curtidas

Acho muito top a ideia, vc tem algum NAS que vai manter os arquivos, ou alguma outra máquina?
Aliás recomendo que ao invés de instalar através do .sh, crie containers do Docker e deixe os serviços neles, é bem mais seguro e robusto que instalar as dependências direto na máquina.

2 curtidas

eu vou armazenar tudo no meu PC mesmo, mas fica a cargo de quem for usar onde vai instalar, só precisa rodar o serviço e acessar, quanto a instalação, tô disponibilizando ambas as opções, um .sh pra instalar localmente e um Dockerfile limpo só com os binários e tudo necessário pra rodar o serviço, tá com atualmente cerca de 230MB a imagem, empacotei o máximo que consegui pra fazer jus ao que eu quero desde o começo que é algo tão leve que um tijolo consegue rodar sem engasgar