Áreas de trabalhos independentes no KDE

Olá pessoal.

Eu uso dois monitores no meu computador.

Estou bem contente com o KDE e seus recursos como atividades e as áreas de trabalho. Sendo que há dois comportamentos que não me agradam:

(i) Quando eu mudo a área de trabalho, mudam as áreas de trabalho nos dois monitores. É como se os dois monitores fossem uma só área de trabalho.

(P1) Tem como modificar para ficar áreas de trabalho independentes? Ou seja, mudo apenas a área de trabalho de um monitor e no outro fica a outra área de trabalho?

(ii) Se estou na área de trabalho 2, na atividade 2 e mudo para a atividade 1, ela aparece na área de trabalho 2.

(P2) Tem como modificar esse comportamento, deixando para que volte para a área de trabalho na qual a última atividade foi deixada?

Eu procurei aqui nas configurações mas não encontrei. Algumas opções não são bem claras para mim.

Não sei se expliquei direito. Qualquer coisa podem perguntar.

Obrigado.

1 curtida

A sua necessidade está mais para um sistema multi-head do que configuração do gerenciador de janelas, ou seja, ambientes separados conforme o monitor. A diferença seria o uso de apenas um teclado e mouse. Provavelmente uma solução baseada em Xephyr, dual head, vm com gpu-passthrough (se vc tiver duas placas de vídeo) será mais efetiva.

Na verdade a pergunta que vc deve fazer é como rodar dois gerenciadores de janelas e compartilhar o mouse e teclado entre eles.

Tenta seguir esses passos aqui e vê se resolve (não tenho dois monitores para ver como se comporta):