Também faz um tempinho que não brinco com isso… (rs)… Foi em 2016!
Com “Atividades”, sim, era possível personalizar cada uma delas, pelo menos até certo ponto.
“Atividade” para Agenda, Clima etc.:
“Atividade” para trabalhos gráficos – Gimp , Corel (Wine) etc.:
“Atividade”… não lembro mais para quê… Provavelmente para Sites:
“Atividade” para o dia-a-dia:
Lembro que configurei para o Dolphin aparecer em todas. – O Gimp, só na “Atividade” de trabalhos gráficos. – Os Widgets ampliados de Calendário, Clima etc., sõ na “Atividade” de Agenda.
– Dentro de cada “Atividade”, era possível criar várias Áreas de Trabalho virtual – mas estas, mostravam sempre o Wallpaper da “Atividade” a que pertenciam.
Minha expectativa era usar o recurso “Restaurar a sessão anterior”, ao iniciar o Kubuntu – mas descobri que isto só funcionava para os aplicativos do próprio KDE. – Por exemplo, eu conseguia que o Dolphin reabrisse automaticamente com as mesmas abas, exibindo as mesmas pastas da sessão anterior do KDE. – Infelizmente, isto não dava certo com aplicativos GTK, como Firefox, Chromium, Gimp etc. – Então, abandonei aquela ideia, e com elas também as “Atividades” (Activities), que deletei em 2019.
Importante: – O KDE mudou muito! – Naquele momento, ainda era possível aplicar um Tema, e em seguida alterar itens daquele Tema para seguirem outro Tema. Enfim, misturar tudo, e no final salvar o “Tema Personalizado”. – Isso acabou logo nas versões seguintes do KDE:
Naquela época, meu PC tinha apenas 4 GB RAM – e eu ainda não prestava muita atenção no monitoramente de recursos pelo Conky – mas funcionava bem.
Desde então, desabilito Atividades e Áreas de Trabalho Virtuais, e apenas organizo as janelas na Barra de Tarefas – pois reduzi o número de tarefas.
Hoje, só sei que o KDE System Settings oferece muitas configurações diferenciadas para diferentes “Atividades” – mas não experimentei mais.