Áreas de trabalho virtuais no KDE Plasma

Olá, galera do Diolinux!

Não sou um usuário avançado, mas a minha dúvida é mais simples (porém, não sei se vai ter solução).

Utilizo o Manjaro com o KDE Plasma e observei o recurso de múltiplas áreas de trabalho (aqui chamado de áreas de trabalho virtuais). Eu gostaria de saber se tem como eu deixar cada área de trabalho com ícones e wallpaper diferentes, disposição de paineis e outras coisas. Eu não consegui ver alguma configuração que fizesse isso, tudo o que eu coloco numa área de trabalho, vai para todas. Para mim não fará muito sentido as múltiplas áreas de trabalho se elas servirem apenas para organizar janelas. Espero que alguém possa tirar minha dúvida. Desde já agradeço.

faz um tempinho que sai do kde mas vou te dizer o que lembro de cabeça

wallpapers diferentes acho que sim o resto não sei mas duvido um pouco que seja possivel, mas me lembro do kde além das areas de trabalho ter “atividades” um recurso bastante similar mas que não explorei talvez faça o que você quer tenta aí

consigo entender seu lado, mas pra mim faz todo o sentido! na minha cabeça a utilidade das areas de trabalho é e sempre foi organizar janelas. não estou dizendo que acho que essa deva ser a unica utilidade porém acho que é a principal

eu também não! hehe

de nada.

1 curtida

Também faz um tempinho que não brinco com isso… (rs)… Foi em 2016!

Com “Atividades”, sim, era possível personalizar cada uma delas, pelo menos até certo ponto.

“Atividade” para Agenda, Clima etc.:

“Atividade” para trabalhos gráficos – Gimp , Corel (Wine) etc.:

“Atividade”… não lembro mais para quê… Provavelmente para Sites:

“Atividade” para o dia-a-dia:

Lembro que configurei para o Dolphin aparecer em todas. – O Gimp, só na “Atividade” de trabalhos gráficos. – Os Widgets ampliados de Calendário, Clima etc., sõ na “Atividade” de Agenda.

– Dentro de cada “Atividade”, era possível criar várias Áreas de Trabalho virtual – mas estas, mostravam sempre o Wallpaper da “Atividade” a que pertenciam.

Minha expectativa era usar o recurso “Restaurar a sessão anterior”, ao iniciar o Kubuntu – mas descobri que isto só funcionava para os aplicativos do próprio KDE. – Por exemplo, eu conseguia que o Dolphin reabrisse automaticamente com as mesmas abas, exibindo as mesmas pastas da sessão anterior do KDE. – Infelizmente, isto não dava certo com aplicativos GTK, como Firefox, Chromium, Gimp etc. – Então, abandonei aquela ideia, e com elas também as “Atividades” (Activities), que deletei em 2019.

Importante: – O KDE mudou muito! – Naquele momento, ainda era possível aplicar um Tema, e em seguida alterar itens daquele Tema para seguirem outro Tema. Enfim, misturar tudo, e no final salvar o “Tema Personalizado”. – Isso acabou logo nas versões seguintes do KDE:

Naquela época, meu PC tinha apenas 4 GB RAM – e eu ainda não prestava muita atenção no monitoramente de recursos pelo Conky – mas funcionava bem.

Desde então, desabilito Atividades e Áreas de Trabalho Virtuais, e apenas organizo as janelas na Barra de Tarefas – pois reduzi o número de tarefas.

Hoje, só sei que o KDE System Settings oferece muitas configurações diferenciadas para diferentes “Atividades” – mas não experimentei mais.

2 curtidas

Obrigado pela ajuda, pessoal!

Em “atividades” eu vi que de fato dá pra ter wallpapers e widgets diferentes em cada área. A questão dos ícones e paineis ficou em aberto, mas os ícones dá pra substituir por widgets. Não é 100% do que eu pensava, mas já é bastante coisa.

Valeu, galera!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.