Área de Trabalho Ubuntu travada e Comportamento estranho com programas de segundo plano

Pastas aparecem normalmente no Nautilus:

No Desktop:

Também não consigo pastas no desktop, a sensação que eu tenho é que está travada mesmo.

Antes aqui tinha uma propriedade “Desktop Icons”, provavelmente desinstalei alguma coisa importante e parou de funcionar.

Quando abro algum app e fecho e ele continua em segundo plano, como o Discord por exemplo, geralmente ele ficava na parte superior, ao lado da extensões, ele não fica mais.

Por Favor, se alguém puder compartilhar alguma solução, desde já, agradeço.

Olá :vulcan_salute:

Creio que você deva ter desinstalado essas extensões que permitem ter a área de trabalho e de noticação ativas (o Gnome “puro” não é assim, por isso o Ubuntu as traz).

Para resolver isso, instale-as com esse comando num terminal:
sudo apt install gnome-shell-extension-appindicator gnome-shell-extension-desktop-icons-ng

Feito isso faça logout e depois login, e aí já poderá ativá-las novamente e tudo voltará a funcionar:

3 curtidas

O que o @kevinlucasilva disse é a solução. Contudo, no caso do Gnome eu desaconselharia o uso de área de trabalho ativa (a extensão desktop-icons-ng). Ela funciona meio que na base da gambiarra, já que o Gnome realmente não foi pensado assim. Minha sugestão: acostume-se a organizar seus arquivos nas pastas, ao invés de deixar a área de trabalho cheia de tralha. Quer voltar a algo em especial? Use o favoritos do Nautilus. E, quanto aos aplicativos, favorite-os na dash-to-dock. Assim o sistema fica mais organizado, limpo e bonito

1 curtida

Só complementando. Os comandos que usei foram os seguintes para manter os padrões do meu sistema (Ubuntu 20.04.4 LTS).
Abra o Terminal e digite: sudo apt install gnome-shell-extension-appindicator gnome-shell-extension-desktop-icons.
Fazendo isso, voltou ao normal o comportamento e a área de trabalho não está mais “travada”.

Ícone do Discord no canto superior direito:

Vou deixar aqui como ajuda, a quem precisar. Desde já, agradeço <3

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.