ArcoLinux permite a instalação de KDE Plasma e DDE simultaneamente e a alternância entre os dois?

Para quem já teve experiência com ArcoLinux:

Essa distro permite a instalação do KDE Plasma e do DDE na mesma máquina com alternância de interfaces na tela de login como é possível com o Ubuntu?

Se o gerenciador de login que você usar suportar, sim
independente da distro quem controla isso é o gerenciador de login

Sim, mas, a questão é se isso é nativo e se não haveriam incompatibilidades mesmo a distro suportando ambos os DEs?

Não sei se entendi bem o que você quer dizer com “incompatibilidade” ou ser “nativo”. Se o ambiente gráfico está nos repositórios da sua distribuição, ele tem todos os requisitos necessários para seu pleno funcionamento. Basta instalar com seu gerenciador de pacotes e mudar no gerenciador de login.

Quando você instala outro ambiente gráfico, gerenciador de janelas, tilling etc. ele cria seus próprios arquivos de configuração. Normalmente, na pasta “home/usuário/.config”. Não alterando em nada o outro ambiente que você tem instalado.

Se você fala em um ambiente ser “nativo” de uma distro, apenas por ele se desenvolvido por ela (como o cinnamon com o Mint e o DDE com o Deepin), isso também não diz muita coisa. Alias, a única coisa que, normalmente, diferencia um ambiente instalado na distro A ou na distro B são as mudanças gráficas, basicamente. O resto pode ser feito em qualquer distribuição usando o mesmo ambiente. Por exemplo, eu posso instalar o xfce no Debian e deixar ele idêntico ao xfce do Xubuntu, do Zorin, do Mint etc. Ou eu posso fazer a mesma coisa com o Cinnamom, Deepin, lxqt etc.

Resumindo: é bem simples instalar outro ambiente gráfico na sua distro. E isso não vai gerar qualquer tipo de problema, incompatibilidade etc. na sua distribuição. Se não estiver gostando mais do ambiente, é só remover. Simples assim.

1 curtida