Archlinux ou Endeavouros - Falhas na Instalação ou no Boot

Boa noite, colegas.


Sou usuário de distros Arch-based. Tinha o Arch Linux instalado e a rodar fluidamente no meu computador, mas, por participar muito no fórum da comunidade do EndeavourOS, achei mais correto trocar pela distro deles.


Resumindo:

  1. Instalei EndeavourOS, mas boot travava ao tentar ‘startar’ o lightdm display manager.
  2. Tentei voltar para o Archlinux, mas palavrapasse não era validada.
    2.1 Quando logava com passe do root, display não saía da resolução 800x600.

Testei as seguintes distros para ver se problema era do computador (disco, setup, etc…): Linux Mint e MX Linux - ambas foram instaladas e não apresentaram nenhum problem nem durante a instalação ou após o primeiro boot.


Como prefiro distro arch-based, testei o Manjaro e consegui instalá-lo sem problemas e após o boot tudo ok também.


Como não gosto muito da comunidade (english-speaker) do Manjaro, hoje testei o Archlabs e consegui com sucesso.


Testei novamente o Arch Linux mas problema persiste.


Penso que problema seja o Lighdm Display Manager, pois é instalado por padrão no Anarchy Installer, no Calam-arch-installer e no EndeavourOS, distros que deram problema comigo. Manjaro instala GDM e Archlabs deu-me opção de escolher, mas como sou newbie, não tenho certezas nenhumas.


Alguém tem alguma ideia? Alguém passou pelo mesmo problema?


Ressalto que não há pressa, pois estou bem com o Archlabs e não o vou trocar, mas é só curiosidade da causa.


Desde já agradeço.

Se quiser voltar pro Manjaro, tem grupo no Telegram em português sem esse desconforto que você alega… e tem eu e minha mágica!

image

:stuck_out_tongue: :smiley:

3 curtidas

Sobre o que vc fala… todas as vezes que testei o Calam-Arch em Máquina Virtual, não percebi nada de errado. Nem imagino o que possa ser

Obrigadíssimo, @Rodrigo_Chile, pela tua oferta.


1 curtida

Use o instalador ofiicial ou não instale o display manager, levante a interface pelo xinitrc. Uso o arch sem display manger, carrego o cinnamon ou a sessão do compiz pelo startx.

[Off-topic]
Vulgo magias do mago do Manjaro? :grin:

1 curtida