Arch "perdeu" sinal do Wi-Fi

Olá a Todos!

Na ultima 5a feira, depois de atualizar vários pacotes sugeridos, o Arch deixou de se conectar a minha rede wi-fi.
Conferi a parametrização da conexão e esta tudo correto, como sempre esteve.
Conferi também a inicialização e esta tudo certo.
Nem o led no note se acende quando faço o boot por ele.
Estou usando para postar esse tópico o segundo boot (Ubuntu 20.04)

Alguém já passou por isso?

Obrigado :+1: :vulcan_salute:

1 curtida

Já passei por um problema parecido quando o kernel 5.4 foi lançado, as placas de Wi-Fi Intel ficaram sem sinal até chegar o 5.4.8 se eu não me engano.

A solução que eu achei foi regredir o kernel (sudo pacman -U /var/cache/pacman/pkg/linux-ultima-versao-que-funcionou.pkg.tar.zst), reportar/dar joinha em bug report e pular atualizações do kernel até o pessoal marcar como corrigido.

Adendo: também faça a regressão dos pacotes ligados ao kernel (como linux-headers, vbox-host, etc.)

2 curtidas

O kernel atual é 5.8.4-arch1-1
Não sei precisar qual a versão anterior.

O diretório / var/cache/ pacman/pkg é vazio.

1 curtida

Estranho esse diretório estar vazio, que eu saiba ele só é apagado manualmente por meio do comando pacman -Scc.

Já que você tem dual boot, baixe pelo Ubuntu o pacote linux na versão atualizada (5.8.5), pois talvez tenham corrigido o problema que afeta o seu sistema, bem como o linux-lts, por segurança, e coloque-os em algum lugar que o Arch tenha acesso. Depois é só instalar como o Capezotte disse e testar.

Mas para pensarmos em outras opções, o sistema enxerga a rede e apenas não consegue conexão ou elas não aparecem? Você chegou a “esquecer a rede” e conectar-se novamente? Ou “esquecer a rede” e tentar se conectar pelo terminal (com o nmtui, por exemplo)?

3 curtidas

A possibilidade mais fácil é, talvez você tenha apertado o botão de liga/desliga da placa do wifi?
No meu laptop, é Fn+PrintScreen…

Ou tente:
$ sudo rfkill list all
se estiver bloqueado:
$ sudo rfkill unblock all

Veja:
https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=243695

Outra opção seria fazer downgrade do ‘networkmanager’,
ou esperar mais uns dias… segunda feira eles vão lançar a iso de setembro,
geralmente os pacotes estão melhor finalizados para a iso, então
quem sabe se você fizer um update na terça-feira, já pode resolver.

Um problema grande é, você deveria nos informar quando foi que realizou a última atualização antes dessa última que deu problemas. Ficou muito tempo sem atualizar?
Você verificou e realizou todas as intervenções manuais descritas na página News do Arch Linux para as atualizações?

2 curtidas

Pergunta…

Como está arquivo /etc/resolv.conf?

cat /et/resolv.conf

Vamos ver se está aplicando direito o dns.

Pode ocasionar o erro.

Vc conecta, mas não faz transferencia de dados via via internet.

2 curtidas

Olá
Seguinte: o sistema tem a rede configurada, aparecem todas que eu já usei/uso, mas ele não enxerga.
Sim, já esqueci a rede e recriei mas nada de conectar.
Também já tentei me conectar pelo terminal (nmtui). Veja as telas em anexo.

Obrigado,

1 curtida

Olá!
Também pensei sobre a tecla (no meu note é uma tecla física na parte frontal), mas isso não ocorreu, Se estivesse desligada não teria conexão no ubuntu.
Se nada ocorrer que resolva esse “mistério” vou tentar baixar a iso de setembro. Será a 1a vez que faço esse procedimento, mas vamos que vamos.

No meu post inicial eu informei a data que atualizei o sistema (na ultima quinta-feira, dia 27/08).
Não me lembro a ultima vez que atualizei o kernel, pois para ser sincero são várias atualizações em vários dias na semana.
Atualizo todas as vezes que o sistema me avisa de novas atualizações. Nunca deixei de atualizar desde que uso o Arch e sempre estou atento a mudanças, informações e procedimentos.

Obrigado,

1 curtida

Olá,
Segue uma cópia do arquivo resolve.conf e resolvconf.conf.

Eu nem consigo conectar.
A conexão existe, esta parametrizada, mas o sistema não conecta.
É como se ela não existisse…

*** arquivo resolv.conf**

*** # Generated by NetworkManager**

*** arquivo resolvconf.conf**

*** # Configuration for resolvconf(8)**
*** # See resolvconf.conf(5) for details**

*** resolv_conf=/etc/resolv.conf**
*** # If you run a local name server, you should uncomment the below line and**
*** # configure your subscribers configuration files below.**
*** #name_servers=127.0.0.1**

Obrigado,

1 curtida

por algum motivo não está pegando o dns

faça o seguinte procedimento

desconecte

sudo rm -rf /etc/resolv.conf
sudo resolvconf -u

não sei se há a necessidade de reiniciar
faça o teste

conecte novamente

3 curtidas

Vou ver , se pensar em algo eu escrevo aqui.
Mas o swatquest é fera em Arch!

1 curtida

Olá!
Logo de cara, no terminal, vem a mensagem de comando não encontrado.
Obrigado

Vou ver se mudou o comando quando eu puder e adiciono aqui

1 curtida

Veja a saída do comando “ip link”
Não há interface sem fio criada…

$ ip link
1: lo: <LOOPBACK,UP,LOWER_UP> mtu 65536 qdisc noqueue state UNKNOWN mode DEFAULT group default qlen 1000

  • link/loopback 00:00:00:00:00:00 brd 00:00:00:00:00:00*
    2: enp19s0: <NO-CARRIER,BROADCAST,MULTICAST,UP> mtu 1500 qdisc fq_codel state DOWN mode DEFAULT group default qlen 1000
  • link/ether b8:ac:6f:c4:c5:6d brd ff:ff:ff:ff:ff:ff*

qual o dispositivo da rede sem fio

lspci

já tentou fazer um downgrade

veja o kernel atual

uname -r

vá em /var/cache/pacman/pkg

e procure pelos kernel

find /var/cache/pacman/pkg -iname linux-*

veja o kernel anterior ao seu

e instale

sudo pacman -U /var/cache/pacman/pkg/linux-api-headers-5.6.11-1-any.pkg.tar.zst

e reinicie

Se funcionar tem que ver se o seu drive foi retirado do kernel. Tal tenha que instalar um pacote.

sobre sudo resolvconf -u

vc teria que ter o pacote openresolv

mas se funcionar o próprio networkmanager criará um.

1 curtida

O resultado do comando lspci apresenta os dispositivos mas não as conexões certo?
elas começam com w… certo?

$lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor DRAM Controller (rev 18)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 18)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset HECI Controller (rev 06)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller (rev 06)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset High Definition Audio (rev 06)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 1 (rev 06)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 2 (rev 06)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 3 (rev 06)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 5 (rev 06)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller (rev 06)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev a6)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM57 Chipset LPC Interface Controller (rev 06)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset 6 port SATA AHCI Controller (rev 06)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset SMBus Controller (rev 06)
00:1f.6 Signal processing controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset Thermal Subsystem (rev 06)
texto em negrito12:00.0 Network controller: Broadcom Inc. and subsidiaries BCM43224 802.11a/b/g/n (rev 01)
13:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 03)
ff:00.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QuickPath Architecture Generic Non-core Registers (rev 05)
ff:00.1 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QuickPath Architecture System Address Decoder (rev 05)
ff:02.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QPI Link 0 (rev 05)
ff:02.1 Host bridge: Intel Corporation 1st Generation Core i3/5/7 Processor QPI Physical 0 (rev 05)
ff:02.2 Host bridge: Intel Corporation 1st Generation Core i3/5/7 Processor Reserved (rev 05)
ff:02.3 Host bridge: Intel Corporation 1st Generation Core i3/5/7 Processor Reserved (rev 05)

e tenho mais um mistério…
o diretório /var/cache/pacman/pkg esta vazio…
Abri via Gerenciados de Arquivos e via terminal: vazio

$ uname -r
5.8.4-arch1-1
$ find /var/cache/pacman/pkg - iname linux-*
/var/cache/pacman/pkg
find: ‘-’: Arquivo ou diretório inexistente
find: ‘iname’: Arquivo ou diretório inexistente
find: ‘linux-*’: Arquivo ou diretório inexistente

o comando não é

find /var/cache/pacman/pkg - iname linux-*

e sim
find /var/cache/pacman/pkg -iname linux-*

Usando o cache do pacman

Se um pacote foi instalado em um estágio anterior e o [cache do [pacman] não foi limpo, instale uma versão anterior de /var/cache/pacman/pkg/ .
Aparentemente o cache foi limpo

$ find /var/cache/pacman/pkg -iname linux-*
find: ‘/var/cache/pacman/pkg’: Arquivo ou diretório não encontrado

não… só é limpo se vc pedir

Pois é…não pedi, não fiz e nunca fiz, pois sei o quanto é valioso.

Creio que eu deva formatar essa partição e reinstalar com a iso que tenho