Arch não reconhece outros sistemas no Grub

Aos entendidos de Arch…
@drakofrost @Fenrir @Lavrudinho @Danielaustlab @profjulianoramos

Alguém sabe porquê meus outros sistemas não estão aparecendo no Grub após a instalação do Arch?

1 - Para esses fins instalei o osprober e o ntfs-3g depois fiz o grub install e grub mkconfig. Quando faço isso e reinicio o Grub não inicia. Então tenho que voltar no chroot e desinstalar o osprober, aí o grub inicia normalmente e o sistema também, porém sem reconhecer os outros sistemas.

2 - O Arch está instalado em um HD separado dos outros sistemas.

Eu já tinha feito esse processo outras vezes da mesma forma que falei acima e sempre deu certo, mas ultimamente não tem funcionado. É como se o osprober tivesse parado de funcionar.

0 Likes

Faz mais de 7 anos que eu não faço dual boot, estou por fora do assunto.

Gosto muito do Arch Linux mas desisti de utilizar esta distro, tive muitos problemas que foram causados por updates. Atualmente estou utilizando o Kubuntu, mas pretendo migrar para o Debian Buster quando a versão final for lançada.

0 Likes

Jedi quais sistemas não estão aparecendo?
Se for Windows 10 e utiliza criptografia vai precisar também do pacote dislocker disponível no AUR.

Como faz mais de 1 ano que não utilizo o grub como bootloader padrão é um pouco complicado, mas vc pode adicionar manualmente no grub.cfg usando o vim/nano ou então com grub-customizer em vez de gerar o arquivo automaticamente.

0 Likes

Consegui encontrar a solução para o problema.

O erro estava acontecendo porquê eu instalava o “os-prober” e rodava o “grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg” quando ainda em “chroot”, ou seja, pela mídia de instalação.

A solução foi rodar o “grub-mkconfig” quando ainda em “chroot” sem ter o “os-prober” instalado, depois então dar boot no sistema pelo HD, instalar o “os-prober” e rodar o “grub-mkconfig” novamente.

Fiquei meio confuso à princípio pois eu sempre havia instalado o “os-prober” como “chroot” e nunca tive problemas, e derrepente parou de funcionar dessa forma. Mas ok, problema resolvido.

0 Likes

Nem sabia que tinha como fazer isso pelo “grub-customizer”, valeu a dica!

0 Likes