Arch linux sem som na inicialização

instalei o Arch depois de muito tempo paquerando esta distro…mas com a ajuda do tutorial, finalmente consegui…entre outros problemas iniciais, este é um que não consegui resolver…
Tudo esta instalado porem o som só inicia manualmente, abrindo o Pavucontrol e habilitando (Conforme foto) como fazer para que o som seja habilitado j’ao iniciar a maquina?..já busquei na wiki, e dei uma olhada no google…mas preferi vir aqui e perguntar pra galera do Dio…afinal, só consegui instalar este sistema impressionante graças a ajuda de voces…aguardo resposta…vlwww

1 curtida

Instala o alsa:
sudo pacman -S alsa-utils

Depois aumente as barras de áudio com o comando:
alsamixer

E, por fim, reinicialize o sistema e veja se inicializará com áudio.

eu já havia tentado este metodo, mas por desencargo de consciencia fiz outra vez…o negocio é que se ajusta todos os volumes no maximo e depois do reboot eles voltam para a posição anterior…conforme prints…não sei se isso tem alguma coisa a ver , o fato é que nada mudou…segue o silencio…

Voce tem o gnome-control-center instalado? Se tiver set as configurações de audio lá e veja, pois que eu saiba o pvucontrol é apenas para configurações mais especificas, se for o caso desinstale o pavucontrol e remova as configurações dele com ocomando a seguir:

rm -rf .config/pavucontrol.ini

Tem como colocar som de inicialização no sistema? Me lembro de ter isso no Linux Mint Cinnamon.

o pc fica mudo, só aciona o som manualmente colega…não é musiquinha de inicialização…

1 curtida

já não funcionava de jeito nenhum antes de instalar o pavucontrol, pelo menos com ele eu consigo acionar manualmente…quanto ao gnome-control, tá configurado…mas não executa nada, o que me deixa intrigado, é que o pavucontrol funciona manualmente…mas ao reiniciar ele perde a configuração e volta mudo, daí só manualmente mesmo…descobri um arquivo dele dentro do “/” no etc/xdg/autostart…só que to meio com medo de mexer e zoar tudo meu Arch…segue foto do gnome center e do arquivo pavucontrol…

Tente as seguintes opções uma por vez:

1 - Faça o seguinte reinicie o pc, não abra o pavucontrol e rode em seu terminal o comando pulseaudio -D. Veja se tem som.
2 - sudo pacman -S alsa-oss para ver se faz diferença.
3 - Se não der som pode ser que seja modulo do kernel.

Se não me engano no arch se for usar alsa vc tem que salvar a configuração do alsamixer com o comando alsactl

Execute o alsamixer
sudo alsamixer

E depois salve a configuraçao

sudo alsactl store

Reinicie é veja se funciona

Bom dia.
Vou sugerir um item.
Você instalou o pacote ‘linux-firmware’;

pacman -S linux-firmware

Reinicie o pc e informe o resultado para acompanharmos.

Acho que tem algum problema de permissão no diretório das configurações do pulseaudio para o seu usuário.

Verifica ls -la ~/.config/pulse e veja se o diretório tem permissão de gravação para o seu usuário, bem como se os arquivos também. A saída do meu para comparação:

rod@gentoo ~/.config/pulse $ ls -la
total 140
drwx------ 1 rod users  1460 mar 22 12:20 .
drwxr-xr-x 1 rod users  3168 mar 27 09:37 ..
-rw------- 1 rod users  7168 mar 25 15:34 bcf02a19fc7855ab820c84a25d67ebc6-card-database.x86_64-pc-linux-gnu.gdbm
-rw------- 1 rod users    43 mar 27 08:22 bcf02a19fc7855ab820c84a25d67ebc6-default-sink
-rw------- 1 rod users    42 mar 27 08:22 bcf02a19fc7855ab820c84a25d67ebc6-default-source
-rw------- 1 rod users  4096 nov 22 20:31 bcf02a19fc7855ab820c84a25d67ebc6-device-manager.x86_64-pc-linux-gnu.gdbm
-rw------- 1 rod users  6144 mar 26 23:26 bcf02a19fc7855ab820c84a25d67ebc6-device-volumes.x86_64-pc-linux-gnu.gdbm
lrwxrwxrwx 1 rod users    23 set  4  2019 bcf02a19fc7855ab820c84a25d67ebc6-runtime -> /tmp/pulse-PKdhtXMmr18n
-rw------- 1 rod users  6144 mar 27 09:54 bcf02a19fc7855ab820c84a25d67ebc6-stream-volumes.x86_64-pc-linux-gnu.gdbm
-rw------- 1 rod users   256 ago 29  2019 cookie
-rw-r--r-- 1 rod users  4794 jan 29 21:59 default.pa
1 curtida

quando executa o pulseaudio -D e quando instalei o alsa-oss ele instalou normal, fiz o Syu reiniciei, mas não alterou em nada…

fiz como vc descreveu…infelizmente nada…tem como salvar a configuração do pulseaudio? porque quando ele reinicia ele volta desativado…segue foto

o alsamixer voltou com a configuração salva…mas o som que é bom…nada

eu instalei o linux-firmware quando eu formatei irmão…acho que não é esta a solução…

opaaaaa…tá diferente…olha aí…como a gente muda isso…segue print

quando eu formatei no tutorial do dio, não diz nada de instalar o alsamixer, pulseaudio, etc…será que é por isso que tá complicado o som? e se eu formatar de novo instalando estes arquivos…será que elimina o problema?

então não é o alsa e sim o pulseaudio

veja aqui

pt-br
https://wiki.archlinux.org/index.php/PulseAudio_(Português)#Soluções_de_problemas

eng
https://wiki.archlinux.org/index.php/PulseAudio/Troubleshooting

Não tem nada que usar o comando su nem sudo. É tudo no seu usuário.

Também o pulseaudio roda como seu usuário e deveria carregar na inicialização do ambiente gráfico.

irmão sou novato de tudo no Arch…to usando ele há 4 dias…poderia trocar em miúdos pra mim por gentileza…eu li…mas viajei…só executei a parte do alsamixer -c 0 a parte do pulseudio eu não entendi…a propósito o colega Deleterium pediu pra eu fazer um comando e eu postei as fotos…vc não poderia dar uma olhada no resultado e ver se tem algum sentido? pois a minha configuração tá diferente da que ele postou…estou aguandando ansiosamente a resposta…muito obrigado pela paciencia e atenção

quando eu formatei no tutorial do dio, não diz nada de instalar o alsamixer, pulseaudio, etc…será que é por isso que tá complicado o som? e se eu formatar de novo instalando estes arquivos…será que elimina o problema?