Então, finalmente eu consegui fazer todo o passo a passo da instalação do Arch Linux e chegar ao final sem nenhum erro. Até que ao inicializar o sistema, a interface fica dessa forma. E mesmo colocando a senha de usuário, ele apenas volta novamente para a mesma interface. Como eu poderia resolver isso?
Pode ter faltado algum pacote, ou ainda, pode ter faltado executar algum passo durante a instalação. Você poderia nos informar mais detalhes sobre os procedimentos que executou.
Utilizou o script archinstall, ou fez a instalação de forma mais “manual”, seguindo a ArchWiki, ou algum outro manual/guia? Se tiver seguido algum guia de instalação, qual?
Outra coisa: O GNOME, por padrão, utiliza o Wayland como servidor gráfico. Veja se consegue iniciar a sessão com o X11.
Me parece que vc não instalou o gnome, apenas o gdm
Opa, tudo bem? Você lembra que pacotes instalou?
A instalação manual do Arch é bem “artesanal”, pode ter faltado pacotes da interface, drivers de vídeo, etc.
Vou te passar como eu instalo o Gnome.
pacman -S gnome gnome-tweaks nano openssh wget iwd wireless_tools wpa_supplicant smartmontools xdg-utils
Não tenho problema instalando assim.
Oi, Thiago. Então, eu fiz a instalação de forma mais manual, segui o tutorial do Dio Linux mesmo. Pode ter dado erro em algum momento na instalação de pacotes e eu não percebi.
Instalei conforme o manual de instalação que você disponibilizou no blog, porém, pode ser que tenha dado erro ao puxar os pacotes de instalação em alguma etapa e eu não me atentei. Vou tentar refazer!
Obrigado, Mauricio! Irei executar esse comando. Saberia me informar como faço para voltar a interface de instalação de pacotes? Agora toda vez que inicio a VM abre direto no sistema bugado.
@Asimov , basta você mudar a tela para outro TTY, para a interface modo linha de comando. Faça isso pressionando Ctrl + Alt + F2 (ou F3, F4…). Insira seu usuário e senha. Depois instale o pacote gnome
, como mencionado pelo @mauriciodelima . Lembrando que você precisará colocar o sudo
antes do comando para instalar, se estiver logado com seu usuário. Ou você pode logar com o usuário root
e rodar os comandos sem o sudo
.
Atenção: ao rodar o comando pacman -S gnome
, você não está instalando um meta-pacote que puxa automaticamente todas as dependências. Esse gnome
aí é, no Arch Linux, chamado de grupo. Ao instalá-lo, você será questionado quais dos pacotes que fazem parte desse grupo deseja instalar. Se não sabe com certeza quais pacotes precisa, instale todos.
Boa, o meta-pacote “gnome” do Arch já traz de tudo um pouco mesmo.
Você pode logar num dos consoles virtuais diretamente da tela de login provavelmente, só colocar usuário e senha, vai ser tipo na linha de comando
Refiz as instalções, executei o comando que o Mauricio recomendou e continua na mesma situação. A interface bugada e sem o Gnome aparentemente.
Quando vc criou o seu usuário, criou a /home/xxx?
Por padrão ao criar um usuário ele não cria nada além do usuário. Já vi muitos problemas desse tipo por conta desse pequeno detalhe.
Caso não tenha feito, use isso:
xdg-user-dirs-update
Sim, criei o diretório home. Tentei algumas soluções como: verifiquei se todos os pacotes estavam instalados corretamente, verifiquei se o GDM estava de fato habilitado, verifiquei também as permissões de usuário (tudo ok), criei um novo usuário (deu no mesmo problema) e também reinstalei os pacotes, que deu na imagem abaixo.
Quando criei um novo usuário, até consegui entrar, mas logo deu essa imagem (sem muita coisa) e voltou para a tela de login e o loop.
Estou pensando em tentar instalar outra interface, será que seria uma solução possível?
Bem, já conseguimos um progresso. Pelo menos agora o Gnome apareceu.
Não vamos desistir, o que importa realmente na escolha pelo Arch é que conseguimos resolver os problemas que surge.
Algum programa aparece?
Não, não aparece nada e ele me manda de volta para a tela de login.
Copia pra nós o que tem aqui.
~/.xinitrc
Vc está usando Xorg? Em algum momento vc instalou o xorg?
Sim, instalei o xorg e não deu nenhum erro na hora de baixar e instalar. Executei o código como você pediu, aparece a seguinte mensagem:
Vc está logando como root n a interface?
Sim! Estou.
Cria um usuário e loga com ele.
Nem sei se o gnome permite isso, no Plasma vc vai ter um milhão de problemas.