Arch Linux instalado em um pendrive utilizando F2FS

Hoje venho compartilhar um experimento um tanto quanto inusitado que ainda não vi em nenhum lugar…

Resolvi instalar o Arch com KDE dentro de um Pendrive USB 3.0, porém utilizando F2FS como sistema de arquivos, visto que ele é feito para Dispositivos que utilizam Memória Flash…

O Diolinux fez um experimento parecido, instalando o Ubuntu Mate no Pendrive, porém de maneira “Tradicional” (Utilizando EXT4 como sistema de arquivos).

Minha ideia inicial era instalar um Linux Mint da vida, porém a demora foi tanta que eu desisti.

Como as distros Debian não suportam fazer a instalação em F2FS, resolvi instalar o Arch…

Eu utilizo o Script do HelmutHDU para instalação do Arch, então foi bem tranquilo, em cerca de 40 minutos eu concluí tudo (Em breve trarei um tutorial de como fazer a instalação utilizando esse Script)

A instalação naturalmente demorou um pouco mais do que o normal, mas nada muito além, confesso que me surpreendi com a velocidade.

O resultado final foi ainda mais surpreendente, o desempenho geral do sistema está igual, ou talvez até melhor do que quando o sistema é instalado em um HD/SSD utilizando Ext4/Btrfs.

Mesmo o KDE Plasma sendo uma interface bem completa, recheada de recursos e que ocupa um bom espaço em disco se comparado com um XFCE ou Mate da vida, consegui meio que concluir meu experimento instalando utilitários básicos para:

Tirar print (Spectacle)

Visualizar imagens (Gwenview)

Ouvir música (Audacious),

Assistir vídeos (MKV)

Gerenciar Discos (Gnome Disk Utility)

Calculadora (Kcalc)

Além dos navegadores Chromium e Falkon

Instalei tbm o Gimp para editar imagens e o LibreOffice

Não sei se esqueci de algo essencial mas enfim, estou usando esse note apenas pra Rádio Online e Internet

O Armazenamento até agora está assim:

Utilizei o comando de Limpar Cache antes de tirar o print:

sudo pacman -Scc

Vou ver se existe um jeito de fazer isso automaticamente regularmente

Mas eu gostei do resultado, cada vez me surpreendo mais com esse Pinguim :penguin: Hehehehe

2 curtidas