arch linux é uma distro que eu gostaria muito de testar como web developer tenho vários colegas que utilizam a distro, além de tudo acho muito bonita mas o que me impede de instala-lo é a dificuldade no momento da instalação e não sei se é uma distro que suporta dual boot
- Virtualmente qualquer distribuição suporta dual boot;
- Quem torna o Arch bonito é o usuário, a princípio, as customizações possíveis de serem feitas no Arch podem ser feitas em basicamente qualquer distribuição atual;
- A instalação do Arch tem uma curva de aprendizado maior, de forma que você precisa avaliar se quer encará-la e quais serão os benefícios.
Eu ia recomendar uma pá de arch-based distros, mas vamos cortar caminho.
O Arch pode ser instalado de duas formas: manualmente, ou por script/instalador. Ambas funcionam (mas não em 100% dos casos, vide meu tópico sobre como instalar manualmente em UEFI NVMe), até com dual-boot com Windows, se quiser.
Acho o meu guide bem simples, inclusive. Se for instalar e quiser usar ele, é sucesso. A única coisa é que precisará do pacote os-prober para fazer dualboot. Então, na hora que for baixar os pacotes pra fazer instalação do systemd-boot, baixe esse junto também.
O Arch em específico quem deixa bonito é o usuário
Recomendo manter a Arch Wiki do lado
Se a distro usa GRUB (caso do Arch), ela suporta dualboot
Uma recomendação simples pra ajudar uma primeira instalação:
Nem sempre dá certo, mas testa aí, daí se vc se anima, instala na “unha”
O Manjaro é uma boa opção de distro Arch-based e fácil de instalar/usar. Já vem prontinho pra usar, e pra mim a grande vantagem do Manjaro são os pacotes mais estáveis e o Pamac.
Muita gente reclama que o Manjaro é muito cheio de “blotware” mas também existe a opção de você baixar uma ISO mínima que vem só com o ambiente gráfico e os programas básicos, semelhante ao que o Ubuntu faz durante a instalação, só que no caso do Manjaro é uma ISO diferente.
Arch Linux é como uma faca de 2 gumes, principalmente para iniciante:
- Com ele você aprende tudo que forma um sistema, fora que você é forçado a pesquisar caso necessário a resolução de algum problema
- Mas o maior problema que ele tem: Ele é um sistema extremamente puro. Você precisa saber tudo que precisa instalar, e é tudo via terminal. Isso é o que torna a instalação mais longa: personalização.
Tem as instalações automatizadas, como scripts e o Zen Installer que é bem fácil de instalar. Mas uma coisa é certa, quando você aprende como instala o Arch via texto, você não vai esquecer. O AUR também pode confundir um pouco, mas quando aprende é simples. Fora isso, o Arch é uma distro normal.
Ele é ótimo, se você gosta realmente de aprender, porque vai precisar muito. A ArchWiki é realmente uma bíblia para um usuário de Arch, e eu quando usei Arch por uns 2 meses pela primeira vez ainda não tinha entendido isso - e por causa disso eu sofri muito. Mas realmente, ArchWiki é a melhor documentação sobre uma distro já feita, pena que a maioria dela só tem em inglês. O que você tem que levar em consideração ao querer usar o Arch não é porque ele é bonito - até porque o Arch mesmo não passa de um grande terminal - mas sim se você tem o perfil de um usuário do Arch.
Se você está disposto a estudar sobre resolução de problemas no Linux, porque cedo ou tarde ele vai dar muita dor de cabeça; disposto a fazer as coisas manualmente, sem medo de texto; paciência para fazer toda a personalização necessária para deixar ao seu gosto; seguir todas as recomendações necessárias da ArchWiki…
Parabéns, o Arch é para você
É a que eu uso, mas ela oferece uma experiência um pouquinho diferente do Arch mais tradicional. Porém, é excelente, uso feliz e recomendo. E outro dia mesmo mostrei a ISO mais recente do Gnome ao @anon99219498, mostrando que isso do inchaço é um exagero
Esses são os programas que vem no live da ISO completa do Manjaro Gnome. Pra um usuário de Arch que quer o sistema pelado pra dps instalar, é bloated. Pra um usuário “normal”, que quer um sistema relativamente pronto pra uso, até que vem pouca coisa. Já vi coisa mais entupida…
Realmente, o Pamac é uma mão na roda por causa dos pacotes do AUR que precisar ser reconstruídos, e o Pamac faz isso; mas a própria ArchWiki recomenda fazer atualizações utilizando o pacman -Syu
, mas dizer que o Manjaro tem pacotes mais “estáveis” é um pouco infundado até certo ponto. Os pacotes do Manjaro e Arch são os mesmo, porém eles retém os pacotes por uma semana
Isso para uma distribuição rolling release não seria o ideal no caso do Manjaro ou qualquer distro arch-based, já que os próprios pacotes do Arch tem atualizações de correção. Medo de quebrar o sistema por não ter pacotes estáveis não é algo que um usuário de distro rolling release deve ter. Se não use uma distro LTS, ou um Debian Sid seria extremamente inviável, e mesmo assim existem pessoas que usam.
Quem tem máquina virtual pode testar qualquer distribuição “facilmente”!
Bem lembrado! Não precisa ceder ao hopping…
Eu acho que o Manjaro vem até com pouco software já na instalação, compare por exemplo com ArcoLinux e Garuda.
Embora seja baseado no Arch, o Manjaro tem seus próprios repositórios, que são divididos em três branches: unstable, testing e stable.
A razão pela qual esses pacotes são retidos é que eles primeiro passam por fases de testes pelos usuários dos repositórios unstable e testing, se necessário são aplicados patches, e só então eles vão para o repositório estável.
No próprio site do Manjaro isso é explicado: Manjaro - Fresh & Stable
E também, o fato de uma distribuição ser rolling release não significa necessariamente que ela vai ter sempre as versões mais recentes dos softwares. Faz até sentido o Manjaro empregar essa lógica, visto que ele tem por objetivo ser uma distro fácil de usar.
Não estou dizendo que o Arch seja ruim (pelo contrário), mas é que por conta de trazer sempre as últimas versões dos softwares, que não tiveram tempo de ser exaustivamente testadas, e de ser um sistema do tipo “faça você mesmo”, o usuário precisa estar disposto “quebrar a cabeça” um pouco para resolver eventuais problemas que aparecerem. O usuário que quiser se aproveitar da boa base Arch, mas quer as coisas um pouco mais fáceis pode optar pelo Manjaro.
Duvido muito que o Manjaro teste os pacotes (que já são testados no arch). Eles só esperam o prazo para ver se algum bug vai aparecer e ainda assim, será que se tiver, eles vão segurar o pacote e esperar a correção?
Também creio completamente nisso…!!!
O Manjaro foi das últimas distros RR a implementar o Gnome 3.38; pra que segurariam por quase 1 mês, por mera firula?
Bem, sobre o Arch, é uma distro que eu tenho profunda admiração. Usei algumas vezes, mas aí há um "porém’’; é que de alguma forma pra mim ele sempre foi meio “bugado”, creio que em algum momento eu errava no processo de instalação da distro e isso causava problemas no uso após inserir o ambiente gráfico. Creio que o Pacman seja de longe o mais instrutivo, mais bem organizado gerenciador de pacotes no mundo Linux, o apt por exemplo, acho uma bagunça, horrível (visualmente).
Por outro lado não consigo ver problema algum de ao invés de você usar o Arch propriamente dito, usar uma distro do tipo Manjaro, Chakra etc.
Porque eles mesmos já andaram afirmando que “se dedicam a outros projetos” onde a verificação de pacotes na verdade ocorreria pela “comunidade” (esses instalando em outras distros que após verificados, seriam inseridos nos repositórios do Manjaro).
Não me parece ser isso não, ou não faria o menor sentido manter 2 repos além do estável e propagendear isso com força
Os pacotes do manjaro não são mais estáveis
Não é porque algo se chama “stable” que esse algo é “stable”