Arch linux demorando no shutdown e no reboot

Olá pessoal, como estão ?

Esses dias me deparei com um problema com minha distro. Sempre que tento desliga-la ou reiniciar ela demora mais de um minuto para fazer o processo. Acho que o problema deve ser com minha interface gráfica.Eu não uso gerenciador de login e inicio a interface com “startx”, quando tendo desligar ou reiniciar a maquina no tty antes de iniciar a interface o computador desliga normalmente. Mas quando desligo pelo terminal com a interface logada, vai pra uma tela preta que mostra apena o curso piscando e desliga depois de um minuto.

Alguém tem ideia do que pode ser?

Pode ser algum serviço que não responde ao comando de desligamento.

Pode ser algum sistema de arquivos que não consegue ser desmontado pois tem arquivos abertos.

Pode ser os dois juntos… Possivelmente vc vai achar referências a erros no log do sistema, ou então se vc voltar pro terminal virtual 1 (ctrl+alt+f1) vai ver algumas mensagens na tela. Faça isso removendo a opção de inicialização do kernel splash e quiet pra ver as amadas letrinhas!

1 curtida

Bom dia faça o que o Deleterim disse vai ver qual processo está atrasando a saída , provável a internet o meu acontece as vezes !

@silverfreesurfer @Deleterium, realmente tem serviços parados.

Retirei o quiet e o splash em “GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT”

No shutdown do sistema fica parado em “stop job is running for user manager for UID 1000”

E agora quando ligo fica travado em /dev/disk/by-UUID

No systemd-analyze blame me sai alguns dev-loop.divece , systemd-fsck@dev-disk, [email protected]. Que me são estranhos e parece que estão ligados com os serviços que estão travando.

Posso desabilitar todos?

path14

FUNCIONOU

shutdown - “stop job is running for user manager for UID 1000”

#systemctl disable [email protected] //não funcionou

#systemctl mask [email protected] //it’s work! agora ta dando shutdown e
reboot no tempo certo.

Não sei muito sobre o [email protected], mas antes de desabilitar e efetuar o mask eu li que esse serviço é relacionado aos usuários que não tem o privilegio root (porém meu usuário tem). Esses conflitos devem ser por que reinstalei o sistema do / e deve ter ficado as configurações de usuário da minha /home em conflito. Não sei ao certo se pode ser isso, mas está legal. Voltou ao normal.

Enquanto a partição que ficava iniciando durando o boot; foi minha /etc/fstab que estava com o UUID da swap errado.

segue esse ótimo tutorial: https://williamcanin.me/blog/linux-boot-a-start-job-is-running-for-dev-disk-by/

que ensina a decifrar a mensagem com o número da UUID, verificar a parcição com lsblk -f e editar a fstab.

2 curtidas

Este não é ideal…

Vc deveria tirar o quiet do grub , atualizar o grub é vê o que está atrasando…

Outro caminho é ver com --failed do systemctl

Não recomendo desabilitar este serviço

2 curtidas

Fiz isso e estavam atrasando o [email protected] e na entrada não estava encontrando o swap. Estou lendo mais sobre esse user@1000, quero saber se pode dar algum bug eu ter desativado ele, mas depois que desativei não tive mais o atraso

Notei que quando desativei o serviço “user@1000” meu pulseaudio parou também. Mas ativei de novo

O serviço user nada mais é o serviço responsável pela sessão do usuário…

Deu algum tipo de erro…

Vc chegou a ver o

systemctl --failed
systemctl --user --failed
systemd-analyze --user blame

Qual é o ambiente?
Xfce

Se vc já tentou desabilitar serviços de inicialização pelo ambiente do xfce?

O problema parece ser de um serviço da sessão do usuário, tem que ver qual.

reabilitei o user@1000

pra tentar descobri o erro

systemctl --failed

UNIT LOAD ACTIVE SUB DESCRIPTION
0 loaded units listed.

systemctl --user --failed

UNIT LOAD ACTIVE SUB DESCRIPTION
0 loaded units listed.

systemd-analyze --user blame

3.730s pulseaudio.service
2.551s org.gnome.GPaste.service
247ms at-spi-dbus-bus.service
29ms dbus.socket

estou usando i3-gaps

Ok…

Ai aparentemente está ok…

Vc falou de swap.
Como esta seu /etc/fstab?

Outra…
Ok

Veja o ~/.config/autostart

Tente deixar vazio e Veja se o problema persiste…

Se funcionar…
Vá habilitando 1 por 1 para ver o que está o acionando o problema

1 curtida

não existe ~/.config/autostart, mas tem /etc/xdg/autostart. Fiz um backup do diretório e apaguei os itens. Mas o problema continua.

a fstab ta assim:

Este uuid está direito do swap…

Verifique com o comando

lsblk -f

Vc falou que não estava reconhecendo…
Pode ser isso…

No /etc/xdg/autostart deixa como estava…

sobre o swap eu já havia conseguido. Deixei o link do tutorial la em cima.

Ok

Qual a saída do comando

systemd-analyze critical-chain

Acho que escrevi certo…

Qualquer coisa usa o tabu para completar…

Estou no celular no momento

Já tentou ver a saída do [email protected]

systemctl -l status [email protected]

Já viu se tem alguma atualização

pacman -Syu

Alguém conseguiu a solução pra esse problema? Meu Arch Linux tá desse jeito também, eu instalei ele ontem. Quando eu desligo fica aparecendo isso aí:

E só desliga quando a contagem ali chega nos 2min. Pra evitar que isso aconteça eu tenho que encerrar minha sessão primeiro e depois desligar, mas eu queria mesmo resolver isso.

No momento não tenho como ver a configuraçao , mas vc pode diminuir este tempo.

De 2 min pra 5 ou 10 segundos no systemd

@Thiago12 você está usando o Gnome? Verifique se o seu problema não se trata de uma incompatibilidade introduzida pelo systemd v247.1:

1 curtida

Sim. Eu olhei nesse primeiro link que você enviou e tem a solução lá.

Comment by Viktor Jägersküpper (viktorjk) - Friday, 04 December 2020, 21:28 GMT

This is not a bug in systemd, but in gnome-session. A fix has already been committed:
https://gitlab.gnome.org/GNOME/gnome-session/-/commit/9de6e40f12e8878f524f8d429d85724c156a0517

I can confirm that the fix works for me.

Resumidamente, eu resolvi o problema editando os arquivos /usr/lib/systemd/user/gnome-session-restart-dbus.service e /usr/lib/systemd/user/gnome-session-shutdown.target e adicionando isso no final: Slice=-.slice

1 curtida